IPTU São Mateus – ES 2024: descontos, 2ª via boleto

O IPTU São Mateus, no Espírito Santo, pode ser pago via boleto ou até mesmo pelo Pix. Além disso, há descontos para quem pagar antecipado, em cota única.

Veja abaixo esta e mais informações sobre o IPTU de São Mateus – ES e se prepare para o pagamento deste imposto.

O que é o IPTU?

IPTU São Mateus ES

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é, como diz o nome, um imposto cobrado de quem tem imóvel urbano na cidade. Pode ser casa, apartamento, sala comercial, terreno ou qualquer outro tipo de propriedade, desde que esteja localizada na zona urbana do município.

O valor do IPTU varia conforme a avaliação do imóvel, realizada por área técnica da Prefeitura. Ou seja, o valor do imposto depende do seu valor venal. Sobre esse valor venal é aplicada uma alíquota, estabelecida no Código Tributário Municipal.

Todo o valor arrecadado com o IPTU é utilizado no Município em obras e melhorias, e em diversas áreas, como saúde, educação, segurança e outras.

Pagar o IPTU São Mateus com desconto ou parcelado

CALCULAR IPTU

Os carnês contendo todas as datas de vencimento, descontos e valores do IPTU não são entregues nas residências dos contribuintes. Todos devem consultar o site da Prefeitura para emissão dos boletos do IPTU São Mateus. No final desta página temos o passo a passo para você emitir de forma fácil e rápida o seu imposto.

É possível pagar o IPTU de São Mateus à vista com descontos ou ainda parcelado, mas sem descontos.

As datas de vencimento já constam nos boletos emitidos na consulta, bem como os descontos oferecidos pela Prefeitura.

Pagar IPTU pelo Pix

CONSULTA IPTU

Uma opção bem interessante é a possibilidade de pagar o IPTU de São Mateus pelo PIX. E é bem rápido e fácil. Basta acessar por um computador ou mesmo o celular o site iptu.saomateus.es.gov.br. Após fazer a consulta através dos dados você será direcionado à tela com as opções de pagamento por PIX. Se preferir, é só imprimir o boleto.

De posse do boleto basta se dirigir a qualquer agência bancária credenciada, nos correspondentes destas instituições e até mesmo nos canais de autoatendimento, como caixas eletrônicos e aplicativo:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica
  • Banestes
  • em qualquer Lotérica ou Banesfácil

IPTU atrasado em São Mateus: como pagar?

Se houver atraso no pagamento do IPTU, o contribuinte perde automaticamente direito a benefícios oferecidos pela Prefeitura, como descontos em cota única. Além disso, juros, multas e atualização monetária são acrescidos do valor principal, tornando o IPTU cada vez mais caro.

Se você quer pagar o seu IPTU atrasado, emita uma 2ª via atualizada ou entre em contato com a Secretaria responsável, buscando uma negociação. Os dados de contato estão disponíveis no final desta página.

VEJA TAMBÉM: Você tem carro, moto ou algum outro tipo de veículo licenciado no Espírito Santo? Veja abaixo importantes publicações sobre o IPVA ES.

Consulta IPTU São Mateus: imprimir 2ª via boleto

CONSULTA IPTU

Como dissemos anteriormente, não há envio do carnê ao contribuinte, mas não precisa se preocupar. Isso porque existe a opção de consultar os débitos do IPTU e emitir a 2ª Via do boleto presencialmente ou pela internet.

Para imprimir a 2ª via pela internet siga os simples passos abaixo:

  • Acesse o site da Prefeitura, disponível no link iptu.saomateus.es.gov.br.
  • Escolha o tipo de pesquisa: por CPF, CNPJ ou ainda pela Inscrição Municipal do imóvel.
  • Em seguida, escolha a data de pagamento desejada e clique em “Consultar”.
  • Por fim, pague pelo Pix ou emita os boletos e efetue o pagamento na rede credenciada informada anteriormente.

Lembramos que caso o contribuinte tenha dificuldade de emitir o carnê, poderá se dirigir ao Setor de Cadastro Imobiliário, no Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus, com RG ou um carnê antigo do IPTU para retirada.

Endereço e Telefone para Atendimento do IPTU

CONTATO TELEFONE IPTU

  • Localização: Rua Alberto Sartório, 404, Bairro Carapina
  • E-mail: cadastroimobiliario@saomateus.es.gov.br
  • Telefones: (27) 3763-1906 / 3373-5113

A Prefeitura tira dúvidas dos contribuintes e atende a demandas diversas através de seus canais oficiais e também presencialmente, como no telefone e endereço acima.