Vencimentos, Pagamentos Descontos IPVA MT 2024

Os contribuintes proprietários de veículos do Estado do Mato Grosso se preparam para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA MT 2024, e aqui poderão obter todas as informações necessárias sobre o imposto.

Presente na vida de milhões de brasileiros, normalmente no início do ano o imposto deve ser pago de acordo com as regras de recolhimento definidas por cada Estado.

Em Mato  Grosso são poucas ou nenhuma alteração nas condições nos últimos anos. Assim, antes mesmo da divulgação oficial os contribuintes podem se preparar e se informar para aproveitar as melhores condições de pagamento do IPVA MT 2024.

Cálculo do IPVA: Tabela e Alíquotas

CALCULAR IPVA

O IPVA é calculado sobre o valor venal do veículo (valor de mercado, ou valor de tabela). Estes valores são aferidos pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Em condições normais sempre é esperado que o valor do IPVA seja menor com o passar dos anos, já que ocorre a desvalorização natural do veículo. Em média o valor fica 3,5% menor em relação ao ano anterior.

Sobre os valores da Tabela FIPE dos veículos é estabelecida uma alíquota pela Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, responsável pelo recolhimento do IPVA MT 2024. Conheça todas as alíquotas aplicadas no IPVA em Mato Grosso.

Vencimentos IPVA MT 2024

VENCIMENTOS IPVA

Atenção: Ainda não foi divulgada a Tabela de Vencimentos e demais regras em relação ao ano de 2024. Mas, como são poucas as mudanças em relação ao ano anterior, abaixo temos as datas e formas de pagamento referentes ao último exercício. Assim que for atualizada a Tabela de 2024 nós iremos atualizar nesta mesma página.

Os vencimentos no último ano foram os mesmos independentemente do número final da placa do veículo. Em anos anteriores, cada placa tinha um calendário específico de vencimentos. Vamos seguir acompanhando as novidades da SEFAZ MT e atualizar aqui nesta mesma página o mais rápido possível.

As datas de pagamento terão início em 31 de maio, em qualquer uma das opções de pagamento que o contribuinte escolher. Os demais vencimentos (a partir da segunda parcela, se for o caso), serão nos meses seguintes, desde que não excedam o ano de referência.

Pagamento e Descontos IPVA MT 2024

IPVA Mato Grosso MT

As opções de pagamento, com e sem descontos, são as seguintes:

– Pagamento em Cota Única: Até 31 de maio, com desconto de 15% sobre o valor total.

– Pagamento Parcelado em até 2 (duas) parcelas: Primeiro pagamento até 31 de maio, com desconto de 10% sobre o valor total.

– Pagamento Parcelado em até 3 (três) parcelas: Primeiro pagamento até 31 de maio, com desconto de 5% sobre o valor total.

– Pagamento Parcelado de 4 (quatro) a 8 (oito) parcelas: Primeiro pagamento até 31 de maio, sem direito a descontos.

Quem não pagar em alguma das opções listadas acima até o dia especificado, deverá pagar o valor total com cobrança de juros e multa de forma integral.

Como dissemos, devem permanecer as mesmas condições de pagamento do IPVA MT 2024. Ele poderá ser efetuado em cota única ou em até oito vezes mensais, iguais e sucessivas, mediante a apresentação do documento de arrecadação no(a):

  • Banco do Brasil
  • Sicredi
  • Bancoob
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco
  • Primacredi
  • Santander

Veja outros assuntos sobre o IPVA do Mato Grosso:

Descontos NOTA MT no IPVA

Contribuintes de Mato Grosso contam ainda com os descontos do Programa NOTA MT. Esse é o programa que incentiva que os contribuintes solicitem notas fiscais dos estabelecimentos comerciais. Isso aumenta a arrecadação do Estado, e em contrapartida são oferecidos descontos no IPVA com os pontos acumulados.

Os pontos devem ser resgatados em até 2 dias antes do pagamento do IPVA, no site nota.mt.gov.br e no aplicativo de celular, na opção “Desconto IPVA”.

Atenção, pois o desconto do IPVA só pode ser utilizado para um veículo por usuário no Programa Nota MT. Assim, o consumidor cadastrado no Programa Nota MT que possuir mais de um veículo automotor deverá indicar, via APP ou Portal/Site NOTA MT, apenas um dos veículos para fruição do crédito.

O crédito poderá ser utilizado para compensação de débitos vencidos, desde que os débitos não estejam inscritos na dívida ativa, para o veículo indicado pelo consumidor.

Consulta e 2ª via IPVA MT 2024

2ª VIA IPVA

No site do Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso – DETRAN MT é possível efetuar consultas e até mesmo emissão de 2ª via para pagamento do IPVA 2024.

Para isto basta acessar a página http://www.detran.mt.gov.br/ e ter em mãos dados do veículo, como placa, código RENAVAM e CHASSI.

Os mesmos serviços também estarão disponíveis no site oficial da SEFAZ MT.