Se você possui um imóvel em Uberlândia – MG poderá abaixo conferir informações muito úteis para auxiliar no correto pagamento do IPTU.
Saiba que em Uberlândia os contribuintes podem obter diversos serviços do IPTU sem sequer sair de casa, bastando acessar a internet. Isso tudo nós vamos mostrar a seguir.
O que você verá:
Todos os anos, normalmente no último trimestre (outubro a dezembro), a Prefeitura define e divulga regras para o IPTU do ano seguinte.
No entanto, como o IPTU é regulamentado por leis, são poucas as mudanças entre um ano e outro, já que tais leis raramente sofrem alterações.
Você sabe como é calculado o seu IPTU? Para que seu valor seja calculado é necessário multiplicar o valor venal do imóvel pela sua alíquota correspondente. Veja abaixo o que é e como funcionam as regras de cálculo:
O valor venal é definido como o valor de venda do imóvel em condições normais de mercado e é calculado todo ano pela Prefeitura. Normalmente apenas é aplicado o fator inflacionário para reajustar o valor entre um ano e o seguinte.
Por outro lado, as alíquotas são determinadas por lei e variam de acordo com as características dos imóveis.
Todas essas informações constam no carnê recebido e também estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura.
Toda a rede bancária credenciada de Uberlândia – MG está apta a receber os boletos do IPTU, seja de cota única ou das parcelas.
Os correspondentes destas instituições também receberão os boletos. Além disso, pelo autoatendimento e aplicativo é possível realizar o pagamento.
Para pagar o IPTU de Uberlândia o contribuinte contará com a opção de cota única. A critério da Prefeitura, podem ser oferecidas mais de uma oportunidade de pagar à vista. Cada data de vencimento tem um valor de desconto, e quanto antes for o pagamento maior será esse desconto.
Além do pagamento à vista, há a possibilidade de parcelar, sem direito a descontos. Dependendo do valor total devido, é possível que o IPTU seja dividido em mais ou menos vezes, pois há nas regras um valor mínimo por parcela que deve ser observado.
Todas as datas de vencimento de cota única e também das parcelas estão disponíveis nos carnês recebidos nos endereços.
O contribuinte que não receber os boletos ou que quiser consultar essas datas com antecedência ao recebimento poderá visualizar essas informações no site oficial. Basta seguir o nosso passo a passo abaixo para consultar, conhecer as datas, descontos e emitir a 2ª via do seu IPTU.
Os valores, o cadastro, lançamentos, CND e outras informações desejadas pelo contribuinte podem ser consultados no site da Prefeitura. Veja o passo a passo abaixo:
A inscrição do imóvel pode ser obtida nos carnês antigos do IPTU, referentes a exercícios anteriores. Caso o contribuinte não possua, será necessário atendimento presencial, nos endereços no final deste artigo.
Embora os carnês sejam entregues com antecedência aos vencimentos nos endereços previamente cadastrados, pode ocorrer algum problema no recebimento ou até mesmo perda dos mesmos.
Sendo assim, o contribuinte pode facilmente emitir a 2ª via, seguindo o mesmo passo a passo da consulta, bastando fazer o download da guia e sua impressão. Depois disso, basta se dirigir a um dos bancos credenciados ou pagar pelos meios digitais.
Precisa de atendimento presencial? A Plataforma de Atendimento do Centro Administrativo (endereço e telefone acima) exige agendamento prévio, realizado pelo site, também no Menu Serviços.