IPTU Taubaté 2025: onde pagar, boleto, isenção, atrasado

Em breve começarão a ser distribuídos os carnês do IPTU Taubaté. Aqui, os contribuintes do município poderão conferir todas as informações a respeito do IPTU, inclusive sobre reajustes, consultas e emissão de 2ª Via. Confiram:

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana de Taubaté tem todas as suas regras e informações divulgadas anualmente pela Prefeitura Municipal. Em geral, são poucas as alterações promovidas entre um ano e outro, e assim os contribuintes se prepararam para o pagamento com antecedência.

Cálculo e Reajuste do Valor do IPTU Taubaté

IPTU Taubaté SP

Da mesma forma que ocorreu nos últimos anos, os contribuintes devem pagar o IPTU de Taubaté sem um aumento real.

Isto porque o imposto normalmente é apenas reajustado de acordo com a inflação acumulada no país nos últimos doze meses (IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo) calculada e divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Lembramos, no entanto, que o cálculo do IPTU depende do valor venal do imóvel. Apesar de que a grande maioria dos imóveis é atualizada pela inflação, há casos em que a alteração do valor venal é mais significativa, e isso implica em aumentos reais. Os principais casos se referem a imóveis com cadastro desatualizado e que tiveram melhorias, reformas, construções e alterações em suas características.

Isenção do IPTU Taubaté para aposentados

ISENÇÃO IPTU

De acordo com a Prefeitura, aposentados que se enquadrem em determinados requisitos podem solicitar a isenção do pagamento do IPTU.

Os requisitos que devem ser observados são:

  • Ser aposentado ou pensionista;
  • Possuir renda até o teto previdenciário vigente;
  • Ter apenas um imóvel e nele residir.

O pedido de isenção do IPTU em Taubaté deve ser protocolado na Prefeitura, mediante apresentação da documentação necessária: cartão de benefício ou carta de concessão do mesmo, extrato de benefício, cópia da capa e primeira folha do carnê do IPTU e certidão do imóvel comprovando que é o único em nome do contribuinte.

Como pagar o IPTU? Datas e Descontos

As datas de vencimento das parcelas e os descontos concedidos no pagamento à vista normalmente não sofrem alterações.

Dessa forma, os contribuintes poderão pagar o IPTU Taubaté com desconto. Para tanto deverão quitar o valor integral do imposto à vista (Cota Única).

A Prefeitura de Taubaté geralmente concede mais um desconto, ainda que menor, para aqueles que optarem pelo pagamento integral do IPTU em uma segunda oportunidade.

Além disso, quem preferir pode parcelar em até 10 vezes, com pagamentos em meses consecutivos durante o ano. Neste caso não há descontos.

As data de vencimento podem ser consultadas no carnê recebido em casa ou através de nosso passo a passo abaixo.

Onde pagar o boleto do IPTU?

PAGAR IPTU

Ao receber o carnê do IPTU pelos Correios ou emitir pelo site ou presencialmente, o contribuinte deve providenciar o seu pagamento nos Bancos Credenciados e locais autorizados.

A saber, estão autorizados a receber o pagamento do IPTU de Taubaté SP os seguintes locais:

  • Banco do Brasil
  • Santander
  • Banco Bradesco
  • Caixa e Lotéricas
  • Casas Bahia
  • Poupatempo
  • DETRA SP Via Vale Garden Shopping

IPTU atrasado em Taubaté

Atenção aos prazos de vencimento, pois quem perde as datas de pagamento perde também os descontos oferecidos pela Prefeitura. Mais que isso, o valor do débito é atualizado diariamente, com juros e multa pelo atraso.

Para regularizar basta acessar o passo a passo abaixo e emitir uma segunda via atualizada, pagando posteriormente nos bancos já citados acima.

Imprimir 2ª Via boleto IPTU Taubaté

2ª VIA IPTU

Os boletos serão entregues nas residências dos contribuintes a partir do início do ano. A Secretaria Municipal de Administração e Finanças garante que todos os carnês serão entregues com antecedência à primeira data de vencimento.

Contudo, caso algum contribuinte tenha problemas no recebimento ou perca seu carnê de pagamento poderá solicitar e emitir 2ª Via do IPTU Taubaté  pela internet ou presencialmente.

Para imprimir os boletos pela internet basta:

  • acessar o site oficial da Prefeitura Municipal.
  • nesta página acesse a opção “Serviços Online“.
  • Depois, clique na opção “IPTU“.
  • Informe, por fim, os dados solicitados, como “Inscrição Imobiliária” e “CPF ou CNPJ“.
  • Agora clique em consultar e emita os documentos para pagamento.

Para retirar a 2ª Via presencialmente basta se dirigir ao Setor de Arrecadação da Prefeitura, onde também é possível realizar outros serviços referentes ao imposto, como:

  • consultas
  • emissão de certidões negativas
  • atualização cadastral
  • contestação e pedido de revisão do valor do IPTU
  • esclarecimentos em geral

Tanto no site da Prefeitura quanto no Setor de Arrecadação do município será necessário informar o número de inscrição de imóvel para solicitação de serviços. O número está disponível em carnês de anos anteriores.