IPTU São Paulo SP 2025: 2ª via, Descontos, Isenção

O IPTU São Paulo SP é um dos compromissos do início do ano dos moradores da maior cidade do país. Justamente por ser o mais populoso município, são muitas as buscas na internet sobre as regras do imposto na cidade.

Os contribuintes proprietários de imóveis em São Paulo – SP poderão esclarecer a seguir dúvidas a respeito do IPTU. Além disso, poderão obter informações de descontos, pagamentos, vencimentos, isenções e 2ª via do IPTU SP.

A Secretaria Municipal de Fazenda é responsável pelo recolhimento do imposto na cidade. Ela, então, define e divulga sempre no último trimestre do ano as regras do exercício do IPTU do ano seguinte.

Mudanças, Reajustes e Aumento IPTU SP

IPTU São Paulo SP

O IPTU SP normalmente não sofre mudanças significativas nas regras de pagamento ao longo dos anos. Portanto, é comum que sejam mantidas as mesmas condições de pagamento já adotadas em anos anteriores.

Não há também todo ano um aumento real pré-estabelecido para o IPTU. No entanto, um reajuste ocorre, de acordo com o acúmulo da inflação nos últimos doze meses no país. Pra isso será utilizado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA , divulgado pelo IBGE.

Mas atenção, pois é preciso deixar bem claro que pode haver casos em que o IPTU tenha um aumento superior à inflação. Isso ocorre muitas vezes quando o imóvel teve ampliação de área construída ou passou por alguma reforma ou se perdeu algum benefício que lhe concedia desconto ou até mesmo isenção.

Outra situação comum é quando o imóvel teve fiscalização que constatou que os dados cadastrados na Prefeitura estavam inconsistentes com a realidade.

Veja também: Como Calcular o seu IPTU.

Pagamento do IPTU

PAGAR IPTU

Em primeiro lugar temos o pagamento em Cota Única (pagamento integral à vista) com direito a desconto.

Outra opção é o pagamento parcelado do IPTU SP. Para este tipo de quitação não há acréscimos, mas também não há desconto. Nesta opção de pagamento é possível dividir em até dez vezes, mas a parcela não pode ser inferior a R$ 50,00. Se o IPTU for de R$ 350,00, por exemplo, pode ser dividido em até sete vezes.

Será enviado durante o mês de janeiro o boleto para pagamento à vista ou da primeira parcela. Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado receberão posteriormente um carnê com um boleto para cada mês. Já aqueles que pagarem a cota única em fevereiro obviamente não receberão o carnê.

Onde pagar o IPTU?

O pagamento poderá ser feito pela internet, no site dos bancos conveniados, nos caixas de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes, e também via aplicativos dessas instituições. Veja quais são os bancos conveniados com o IPTU de São Paulo abaixo:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco
  • Bradesco
  • Santander
  • Banco Inter
  • Safra
  • Banco Original
  • Banco PAN
  • Rendimento
  • Daycoval

Verifique com o seu banco quais são as opções de pagamento disponíveis naquela instituição. Há inclusive a possibilidade de colocar o IPTU SP em débito automático.

IPTU São Paulo SP atrasado: como pagar?

IPTU

A partir do momento em que perde a data de pagamento, o contribuinte também fica sem o desconto da cota única. Além disso, quando atrasa o pagamento de qualquer parcela, imediatamente começa a incidir a multa moratória, que é de 0,33% ao dia, até atingir o limite de 20%. E a partir do mês seguinte ao vencimento, também passam a incidir atualização monetária pelo IPCA e juros de 1% ao mês.

Não é possível pagar o boleto vencido. Neste caso, é preciso emitir a 2ª via atualizada ou pagar sem necessidade de boleto diretamente nos terminais de auto atendimento, ou pelo internet banking da rede bancária conveniada, utilizando o número de contribuinte (cadastro do imóvel) existente no carnê.

Vencimentos e Descontos do IPTU SP

VENCIMENTOS IPTU

O vencimento será:

  • no dia escolhido, para os contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral (Lei nº 14.089, de 22/11/2005);
  • no dia 09 ou no dia 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento ou
  • no dia 20, para os contribuintes que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis.

Mas não se preocupe com as informações de vencimento das parcelas e descontos na cota única, pois essas informações constam no carnê recebido e também na internet, no site da Prefeitura. Basta seguir nosso passo a passo a seguir, de emissão de 2ª via, e todos os dados estarão disponíveis para visualização e impressão.

Consulta e 2ª via IPTU São Paulo SP

CONSULTA IPTU

Os carnês de pagamento serão entregues aos contribuintes paulistanos aproximadamente um mês antes da data de vencimento do seu IPTU.

Caso o contribuinte não receba o carnê até o vencimento não cessa o dever de quitar o imposto. Neste caso deve-se emitir a  2ª via do IPTU SP pela internet. Basta acessar o site oficial da Prefeitura localizado no endereço eletrônico https://www.prefeitura.sp.gov.br. Depois disso, informe os dados solicitados para acessar a guia de pagamento.

Há a opção ainda de emitir a 2ª via nas Subprefeituras espalhadas pela Capital, de segunda a sexta, de 9h ás 16h.