O IPTU Santo André já mobiliza muitos contribuintes, que se preparam para o pagamento, desse imposto, cobrado já a partir do início do ano.
Acompanhe a seguir importantes informações sobre reajustes, descontos, pagamentos e como obter a 2ª Via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU de Santo André, localizada na grande ABC paulista.
O que você verá:
Todo ano entre os meses de outubro e dezembro a Secretaria de Finanças – SF divulga as regras referentes ao próximo exercício do IPTU. Essa divulgação antecipada tem o objetivo de facilitar a preparação dos contribuintes, que já ficam informados anteriormente ao período de pagamento do imposto.
Geralmente, o IPTU de Santo André não tem um aumento real, mas somente um reajuste de acordo com o acúmulo da inflação. Assim, o percentual de reajuste se baseia no IPCA, que é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE.
No entanto, como o IPTU é calculado sobre o valor de mercado do imóvel, se houve alguma reforma, melhoria ou ampliação, naturalmente o imposto pode vir acima da inflação nestes casos. Por isso é sempre importante saber como calcular o IPTU e não ter surpresas.
O pagamento deverá ser realizado na rede bancária credenciada. O contribuinte conta com opções diferentes de pagamento. Veja abaixo:
Além dessas duas formas, geralmente a Prefeitura também oferece o pagamento em duas parcelas, que pode ter um desconto.
As datas de pagamento variam dentro de cada mês conforme o tipo de imóvel. Propriedades cadastradas como Indústria e Terrenos, por exemplo, começam a ter os vencimentos antes dos demais. A outra tabela dos vencimentos do IPTU Santo André é aplicada para Residência, Comércio, Apartamento e Aposentados. A diferença, no entanto, é de apenas alguns dias dentro de cada parcela.
Ao receber o seu carnê o contribuinte poderá visualizar cada um dos seus vencimentos. Além disso, através do nosso passo a passo abaixo, sobre consulta e 2ª via, é possível saber como obter essas informações pelo site oficial.
Aposentados com mais de 65 anos podem ter desconto de 50% no valor do IPTU. Se já não recebem este benefício é importante procurar o setor responsável na Prefeitura para obter esta redução.
Veja alguns dos requisitos para obter a isenção para aposentados no IPTU Santo André:
O imóvel deve estar adimplente com os tributos municipais no ato do pedido, e manter os débitos em dia até receber a notificação do deferimento do pedido.
Deixar o IPTU de Santo André atrasado não é um bom negócio. Primeiramente isso gera perda automática dos bons descontos oferecidos, como mostramos acima. Depois, disso, o débito passa a ser atualizado diariamente com juros, multa e correção, tornado o IPTU cada vez mais caro.
Se o contribuinte possui IPTU vencido em Santo André poderá regularizar seguindo os passos abaixo para emissão de uma 2ª via atualizada do boleto.
Sendo débito mais antigo, inscrito ou não em Dívida Ativa, e que necessite de uma renegociação ou parcelamento, o correto a se fazer é buscar atendimento. Listamos no final desta página os meios de contato disponibilizados pela Prefeitura.
Os carnês de pagamento deverão ser entregues pelos Correios nos endereços cadastrados antecipadamente.
Aqueles contribuintes que não receberem ou necessitarem da 2ª via do IPTU Santo André poderão retirar no site oficial da Prefeitura, no seguinte endereço eletrônico: santoandre.sp.gov.br.
Consultas, emissão de 2ª Via e solicitação de serviços diversos relacionados ao IPTU estarão disponíveis também na Praça de Atendimento do Paço Municipal e postos SIM, localizados nos seguintes endereços:
Praça de Atendimento: Térreo 1 do Prédio Executivo no Paço Municipal (Praça IV Centenário, s/nº) – Atendimento das 7h às 18h30m com agendamento prévio pelo telefone 0800-0191944 ou 156.
SIM das Unidades Parque Andreense (Rodovia Índio Tibiriçá, Km. 39,5 – Telefone 4439-5000) e Paranapiacaba (Rua Paula Souza, s/nº – Telefone 4439-1300)