IPTU Santa Luzia 2024 (MG): 2ª via, boleto, descontos

Os contribuintes podem pagar o IPTU Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, parcelado ou à vista com descontos.

Se você possui um imóvel em Santa Luzia, certamente já se prepara para o pagamento do seu IPTU. Abaixo você encontra as principais regras e informações sobre o imposto, como consultas, descontos, segunda via e valor.

Cálculo e Reajuste do IPTU

IPTU Santa Luzia MG

O IPTU Santa Luzia MG é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, isto é, o imposto cobrado dos donos de imóveis urbanos na cidade. Todos os proprietários de imóveis urbanos estão sujeitos ao pagamento, salvo em caso de isenção prevista em lei.

Com a receita da arrecadação do IPTU a Prefeitura realiza mais obras de infraestrutura urbana, saúde, educação, segurança e bem-estar social.

Anualmente os boletos e carnês começam a chegar para os contribuintes, e nesses documentos constam todas as informações de cálculo do imposto.

O cálculo do valor do IPTU Santa Luzia é basicamente realizado através da multiplicação do valor venal do imóvel pela alíquota correspondente.

Os valores venais dos imóveis são bem individualizados: cada imóvel tem um valor de acordo com suas características, como seu tamanho total, de área construída, localização da propriedade na cidade, etc.

Por outro lado, as alíquotas são definidas de acordo com o tipo de imóvel: residencial, comercial, terreno, etc.

Vencimentos: quando pagar o IPTU Santa Luzia?

VENCIMENTOS IPTU

Após o cálculo e lançamento do IPTU, a Prefeitura envia os carnês para os endereços dos contribuintes. Por isso é importante manter o seu cadastro sempre atualizado na Prefeitura, evitando o extravio de documentos.

É possível pagar o IPTU de Santa Luzia à vista ou ainda parcelar o valor devido em cotas mensais.

Quem optar por pagar em cota única deve observar a data de vencimento estabelecida pela Prefeitura e terá desconto sobre o valor total.

Já no parcelamento do IPTU não há direito a descontos, mas também sem cobrança de juros, desde que cada parcela seja paga até o seu respectivo vencimento.

Por falar em vencimentos, eles estão disponíveis nos carnês recebidos em casa. Não recebeu o seu carnê? Veja abaixo como consultar as datas de vencimento da cota única, das parcelas e também os descontos oferecidos. Aproveite e saiba também como emitir a segunda via.

Onde pagar o boleto do IPTU?

Após receber os boletos ou emitir pelo site conforme nosso passo a passo abaixo, o contribuinte poderá efetuar o pagamento de forma presencial, nos bancos ou nos correspondentes, bem como pela internet, nos canais de autoatendimento, como aplicativos e caixas eletrônicos.

Veja com o seu banco os canais de atendimento que são disponibilizados e priorize sempre o pagamento digital, sem pegar filas.

Lembramos ainda que em caso de parcelamento para pessoas físicas, deverá ser respeitada a parcela mínima de R$ 50 (cinquenta reais). Já no parcelamento da pessoa jurídica a parcela mínima de R$ 100 (cem reais).

Segunda Via e Consulta IPTU Santa Luzia – MG

2ª VIA IPTU

Se houver algum problema no recebimento do carnê, você poderá emitir a 2ª via do boleto do IPTU de Santa Luzia (MG) seguindo os passos abaixo:

  • Primeiramente acesse o site oficial da Prefeitura.
  • Em seguida, acesse a opção “Emissão de IPTU (2ª Via)”.
  • Por fim, informe a Matrícula do IPTU e o código da imagem para finalizar a emissão.

Atendimento ao contribuinte do IPTU

CONSULTA IPTU

No seu carnê recebido em casa o contribuinte pode observar várias informações sobre o seu IPTU, como cálculo, as datas de vencimento e formas/condições oferecidas de pagamento.

Além disso, pelo site oficial informado acima será possível obter diversos serviços relacionados ao imposto.

  • E-mail: tributos@santaluzia.mg.gov.br
  • Endereço: Av. VIII, 50 – Carreira Comprida, Santa Luzia – MG, 33045-090
  • Telefone: (31) 3641-5253

Se ainda assim for necessário apoio, o contribuinte poderá solicitar informações e atendimento presencial e telefônico, através dos meios acima.