2025

IPTU RJ 2025: atrasado, descontos, 2ª via boleto

Entre tantos compromissos do início do ano, o IPTU RJ pode ser pago à vista ou parcelado e normalmente são oferecidos até descontos pela Prefeitura da cidade.

Abaixo o contribuinte poderá conferir as regras do IPTU do Rio de Janeiro – RJ e assim se preparar melhor para o pagamento, aproveitando os benefícios disponíveis.

Cálculo e Reajuste do IPTU

Na capital carioca a Secretaria responsável pela arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana define e divulga com alguns meses de antecedência o calendário e as regras de pagamento do IPTU do exercício.

Assim, os contribuintes têm tempo de se preparar para o pagamento, aproveitando os descontos eventualmente oferecidos em caso de pagamento em cota única.

Todas as informações de cálculo já constam nos boletos enviados pelos Correios e também estão disponíveis para consulta no site oficial da Prefeitura.

Basicamente, o valor do IPTU é o resultado da multiplicação do valor venal do imóvel pela alíquota correspondente.

O valor venal, de acordo com o Código Tributário Municipal, deve corresponder ao valor que o imóvel alcançaria numa compra e venda à vista, segundo as condições de mercado. Já as alíquotas são fixadas por lei, de acordo com a finalidade, características e valores dos imóveis.

Sendo assim, caso os imóveis sofram alterações e consequentes valorizações, é comum que o IPTU seja mais caro. No entanto, na grande maioria dos casos o reajuste do IPTU RJ ocorre conforme a inflação acumulada no último ano, de acordo com o IPCA.

Pagamento e Descontos IPTU RJ

Serão encaminhados aos endereços dos contribuintes os boletos do IPTU. Caso não receba, o responsável pelo pagamento poderá emitir a 2ª via pelo site oficial (veja o passo a passo logo abaixo).

Diferentemente de anos anteriores, quando todos os boletos eram enviados, agora só é encaminhada uma única carta com duas opções de pagamento:

  • Pagamento à vista, em cota única, com direito a desconto.
  • Pagamento da primeira parcela. O parcelamento do IPTU RJ não tem descontos. As demais parcelas devem ser emitidas posteriormente no site oficial da Prefeitura.

Além do desconto da cota única, exclusivo a quem paga dessa forma, há o desconto do “Bom Pagador”, disponível para todas as formas de pagamento, inclusive o parcelamento.

Assim, aqueles que pagaram o seu IPTU em dia nos últimos anos podem ter descontos automaticamente no ano seguinte. Esses descontos são cumulativos com o da cota única, podendo chegar a um grande abatimento em caso de antecipação do pagamento do imposto.

Bancos Autorizados: onde pagar?

De posse dos boletos recebidos em casa ou emitidos pelo site basta se dirigir à rede bancária autorizada, inclusive pelos aplicativos, caixas eletrônicos e correspondentes para pagar o IPTU Rio de Janeiro.

Veja abaixo a lista dos bancos autorizados:

  • Banco do Brasil
  • Santander
  • Banco de Brasília
  • Banco Original
  • Bradesco
  • Itaú
  • Mercantil do Brasil
  • Citibank
  • Sicred
  • Bancoob

Como pagar o IPTU atrasado?

Se acaso o contribuinte perder a data de pagamento do seu IPTU, além de perder direito ao desconto da cota única, ainda terá acréscimos legais de juros e multa.

Para que tenha sua situação regularizada, deverá emitir uma guia atualizada do IPTU e efetuar o pagamento.

Por outro lado, aqueles que já têm dívidas vencidas há mais tempo, como aquelas inscritas em Dívida Ativa e protestadas, orientamos entrar em contato, nos endereços e telefones que listaremos no final deste artigo.

2ª via e Consulta do IPTU RJ

Os contribuintes poderão fazer a consulta e imprimir a 2ª Via do boleto do IPTU RJ seguindo os simples passos que listaremos abaixo:

  • Acesse, primeiramente, o site oficial da Prefeitura.
  • Em seguida, no menu escolha a opção “IPTU”.
  • Depois disso, escolha “Emissão de guia para pagamento“.
  • Por fim, basta clicar em “Acesse aqui” e informar os dados solicitados para finalizar a consulta.

Contatos: Telefones e Aplicativo 1746 Rio

No município do Rio de Janeiro, as ligações para a Central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.

Outra interessante opção para obter informações e serviços é através do Aplicativo 1746. De acordo com a Prefeitura são mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais que podem ser solicitados, inclusive relativos ao IPTU.

Baixe agora mesmo o App, disponível nas lojas Play Store (Android) e Apple Store (iPhone/iOS).