IPTU Ribeirão Preto 2025: 2ª via, descontos, atrasado

Início de mais um ano chegando: é o momento de pagar o IPTU Ribeirão Preto, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

A seguir o contribuinte pode conferir as principais informações a respeito do IPTU da cidade de Ribeirão Preto, localizada no interior do Estado de São Paulo, como reajustes, descontos, pagamento, vencimentos, como obter a 2ª Via do IPTU Ribeirão Preto.

O que é o IPTU?

IPTU Ribeirão Preto SP

O IPTU é devido a todo e qualquer imóvel localizado em zona ou extensão urbana dos municípios brasileiros. Alguns imóveis recebem isenção, de acordo com a legislação de cada município.

Em Ribeirão Preto, todo ano geralmente entre os meses de outubro e dezembro, a Prefeitura, através da Secretaria da Fazenda, divulga as regras de pagamento do IPTU para o ano seguinte.

O exercício do IPTU Ribeirão Preto geralmente tem a cobrança semelhantemente ao ano anterior, sendo mantidas as mesmas regras e condições de recolhimento e pagamento.

Reajustes e Aumento

ISENÇÃO IPTU

Não é esperado que o IPTU Ribeirão Preto sofra um aumento real. Assim, o reajuste normalmente ocorre somente segundo o acúmulo da inflação nos últimos doze meses de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –  IBGE.

Caso o imóvel tenha recebido melhorias, construções e ampliações, é comum que o seu IPTU tenha um aumento superior à inflação, pois o cálculo do valor do imposto leva em conta o valor venal da propriedade.

De toda forma, aqueles que discordarem do valor cobrado poderão solicitar a revisão do cálculo no Poupatempo.

Pagamento e Descontos IPTU Ribeirão Preto

O pagamento do IPTU poderá ser realizado das seguintes formas:

O pagamento à vista conta com desconto. O percentual de desconto já aplicado no boleto da cota única recebido em casa, por e-mail (IPTU Digital), ou emitido pelo site. Basta pagar até o vencimento para ter o abatimento.

A segunda opção é o parcelamento do IPTU Ribeirão Preto em até doze parcelas mensais e sem desconto. Os vencimentos ocorrem em meses consecutivos.

O contribuinte deve efetuar o pagamento do imposto na rede bancária credenciada até a data de vencimento. Caso algum boleto esteja atrasado, basta emitir uma 2ª via atualizada pelo site oficial, conforme abaixo.

Consulta e 2ª Via IPTU Ribeirão Preto

2ª VIA IPTU

Os carnês de pagamento deverão ser entregues pelos Correios de acordo com o CEP do contribuinte, com antecedência às datas de vencimento da Cota Única e parcelas.

Como pode haver extravios, é possível que o contribuinte não receba seu carnê, e assim a 2ª Via do IPTU deverá ser retirada no site oficial da Prefeitura, localizado no seguinte endereço eletrônico: www.ribeiraopreto.sp.gov.br. Depois, basta escolher a seção IPTU e a opção 2ª Via.

IPTU Digital

Outra opção é fazer adesão ao IPTU Digital, que basicamente consiste em enviar ao contribuinte os seus carnês por e-mail, não sendo emitido um carnê físico.

Para fazer a adesão basta acessar a página do IPTU Digital e fazer o cadastro.

Isenção do IPTU Ribeirão Preto

ISENÇÃO IPTU

De acordo com a legislação vigente, há uma série de condições que podem beneficiar os contribuintes e imóveis com a isenção do IPTU de Ribeirão Preto.

São previstas isenções para:

  • Aposentado
  • Pensionistas e aos Beneficiados pelo LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social)
  • Invalidez
  • Pessoas Incapacitadas
  • Portadores de HIV e Hansenianos
  • Viúvas e Viúvos
  • Menor Órfão
  • Imóveis com até 60 m² de Área Construída

Esses acima são os principais tipos de isenção. É necessário ainda ter apenas um imóvel na cidade e atender a critérios de renda e valor venal do imóvel.

  • Além dos casos acima, também está prevista na legislação a isenção para:
  • Associação Esportiva
  • Associações Beneficentes
  • Associações de Classe e de Bairros
  • Ex-combatente
  • Imóveis com Ocorrência de Enchente
  • Sindicato

Todos os tipos de isenção necessitam de requerimento, que pode ser baixado na internet, no site da Prefeitura. Posteriormente o requerimento preenchido e toda a documentação exigida deve ser apresentada no Poupatempo para análise.