Os contribuintes do IPTU de Porto Velho podem ter bons percentuais de desconto para pagar o imposto. Graças às boas condições oferecidas pela Prefeitura é possível, inclusive, pagar o IPTU em mais de uma data e com desconto garantido.
Abaixo o contribuinte da capital de Rondônia poderá conferir as informações e regras sobre o pagamento do IPTU Porto Velho – RO.
O que você verá:
IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Quando não há edificações, o imposto é chamado de Territorial. Já quando o lote tiver pelo menos uma edificação, o imposto é Predial. Ou seja, todos os tipos de imóveis são cobrados, bastando estarem localizados na zona urbana da cidade.
É responsável pelo pagamento do IPTU de Porto Velho o proprietário do imóvel, titular do seu domínio ou ainda o seu possuidor.
A partir do início do ano a Prefeitura e a SEMFAZ enviam os boletos para os responsáveis. Não são impressos e enviados os carnês dos imóveis com cadastro irregular. Nesses casos o responsável deverá emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no site da Semfaz (veja nosso passo a passo abaixo).
Outra opção é ir até um dos postos de atendimento presencial. Os endereços estão listados no final dessa página.
Primeiramente, para calcular o IPTU de Porto Velho é preciso determinar o valor venal do imóvel. Depois disso, este valor é multiplicado pela alíquota correspondente.
O valor venal do imóvel é determinado através da avaliação realizada pela Prefeitura. Para que sejam definidos os valores, são levadas em consideração características como:
Já as alíquotas são pré-estabelecidas no CTM – Código Tributário Municipal. As alíquotas variam conforme a característica do imóvel: edificado ou não edificado e se possui calçada e muro.
Mas não se preocupe, pois esses dados de valores e alíquotas estão disponíveis para consulta nos carnês e no site oficial.
Entre as capitais do Brasil, certamente Porto Velho é uma daquelas que oferece um dos maiores percentuais de desconto no pagamento em cota única.
Normalmente são oferecidas três opções de pagamento à vista, em três meses consecutivos:
As datas de vencimentos e os percentuais de descontos já constam nos carnês recebidos. Dessa forma, basta fazer o pagamento nas opções disponibilizadas. E se o contribuinte não recebeu o boleto poderá emitir a 2ª Via (veja abaixo).
Siga os passos a seguir para consultar e emitir a 2ª Via do seu IPTU:
A 2ª via do carnê pode ser solicitada presencialmente em um dos pontos de atendimento espalhados pela cidade listados acima.