As datas de pagamento do IPTU Ponta Grossa já se aproximam e os contribuintes da cidade já buscam se informar sobre o imposto. Confira abaixo importantes informações sobre:
- Reajustes
- Descontos
- Pagamentos
- Vencimentos e prazos
- Imprimir 2ª Via de boleto
O que você verá:
Sobre o IPTU de Ponta Grossa – PR
Todos os anos entre os meses de outubro e dezembro são divulgadas as regras de exercício do IPTU do ano seguinte. Estas regras são divulgadas pela Secretaria Municipal de Fazenda, responsável pelo recolhimento do imposto na cidade paranaense.
Via de regra, não são efetuadas mudanças significativas no IPTU de Ponta Grossa. O reajuste previsto é conforme o acúmulo da inflação nos últimos doze meses, calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, através do IPCA – índice de Preços ao Consumidor Amplo.
É importante ressaltar que além do reajuste segundo a inflação, pode existir aumento real para imóveis que tiveram ampliações, reformas e melhorias em geral. Isso ocorre porque o cálculo do IPTU é realizado sobre o valor venal das propriedades.
Pedido de Revisão do IPTU: como funciona?
A Prefeitura lembra que o contribuinte que observar alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel informada no carnê poderá solicitar uma revisão dentro do prazo estabelecido.
O pedido de revisão não é garantia que o valor do IPTU de Ponta Grossa irá diminuir, mas apenas que um novo cálculo será realizado para ajustar à realidade do imóvel. A solicitação deve ser efetuada tanto na Praça de Atendimento como de forma online, pelo site da Prefeitura.
Isenção do IPTU Ponta Grossa
Da mesma forma que as demais regras, a isenção do IPTU deve seguir o mesmo padrão dos últimos anos. Assim, podem solicitar isenção:
- Proprietários de imóveis com área construída de até 70 m². Neste caso a renda mensal bruta deve ser de até dois salários mínimos.
- Imóveis com área construída de até 140m², cujo proprietário seja contribuinte com deficiência mental ou invalidez permanente, comprovada pelo INSS ou por laudo médico do Município. Além disso, deve possuir renda mensal de até dois salários mínimos.
- Contribuintes com mais de 65 anos de idade proprietários de imóvel com área construída de até 140m². Também deve ser observada a renda máxima, que pode ser de até dois salários mínimos.
Vencimento e Descontos no Pagamento do IPTU Ponta Grossa
Os contribuintes que não possuam débitos com o município geralmente têm direito a um desconto no pagamento à vista do IPTU Ponta Grossa, isto é, em cota única.
Por outro lado, quem preferir poderá pagar em até dez parcelas, sem direito a descontos e com vencimentos ao longo do ano.
Todas as datas de vencimento e os valores podem ser consultados nos próprios carnês e também no site da Prefeitura, conforme o nosso abaixo logo a seguir.
Onde pagar o IPTU?
O boleto do IPTU, tanto da cota única ou das parcelas, pode ser pago nas instituições bancárias conveniadas:
- Caixa Econômica Federal
- Banco do Brasil
- Itaú Unibanco
- Sicredi
- Uniprime
- Santander
- Casas lotéricas
IPTU atrasado em Ponta Grossa
De acordo com a Prefeitura, os boletos estão sendo emitidos com aviso de débitos em aberto, caso existam.
Quem perde o prazo para pagar o IPTU automaticamente perde os bons descontos oferecidos. Além disso, são acumulados juros e multa pelo atraso. Por fim, pode o contribuinte ter sua dívida inscrita em dívida ativa.
Os contribuintes que possuem dívidas vencidas poderão renegociar seus débitos e obter descontos de juros acumulados. Isso porque com alguma frequência programas de regularização podem ser lançados pela Prefeitura. Procure o setor responsável para renegociar sua dívida.
Consultar e imprimir 2ª Via do IPTU Ponta Grossa
Os carnês de pagamento deverão ser entregues pelos Correios antes da data de vencimento da primeira parcela e Cota Única.
Se os carnês não forem recebidos, ou houver perda dos mesmos, a 2ª Via do IPTU Ponta Grossa poderá ser retirada na Prefeitura Municipal, ou pela internet no site oficial do município.