O IPTU Nossa Senhora do Socorro pode ser pago pelos contribuintes da cidade à vista com descontos. Pode ainda ser parcelado, sem acréscimos. Há ainda casos em que pode ser concedida a isenção.
Os proprietários de imóveis devem ficar atentos a todas essas informações para não perder as oportunidades, os prazos ou novidades desse imposto.
Abaixo o contribuinte poderá conhecer como fazer a consulta de boleto atrasado e como emitir a 2ª via, além de entender como é feito o cálculo e as formas de pagamento.
O que você verá:
O cálculo do IPTU ocorre de forma automática pelo contribuinte, que só precisa conferir todos os dados e realizar o pagamento dos carnês.
O valor do IPTU Nossa Senhora do Socorro leva em consideração o valor venal, isto é, o valor de mercado, e a alíquota definida para a categoria da propriedade.
Neste sentido, a Prefeitura possui um setor responsável ou até mesmo faz contratação de empresa especializada para definir o valor de cada imóvel. Para se chegar ao valor venal, são verificadas as características da propriedade como:
Porém, o que normalmente ocorre todos os anos é a atualização do IPTU de Nossa Senhora do Socorro pela inflação do país, calculada pelo IBGE, demonstrada pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.
Podem ter isenção do IPTU Nossa Senhora do Socorro alguns contribuintes que se enquadram em algumas regras estabelecidas pela legislação local.
Para todas as situações de isenção o pedido deve ocorrer mediante preenchimento de formulário e comprovação com documentação exigida pela Prefeitura.
Veja abaixo cada uma das situações previstas em lei:
Os contribuintes que possuem imóveis de até 75 m² e renda familiar inferior a dois salários mínimos, que declaram não possuir condições de realizar o pagamento do tributo.
O contribuinte aposentado ou pensionista, que tenha idade igual ou mais de sessenta anos, cuja renda mensal familiar seja de até 02 (dois) salários mínimos. Deve possuir um único imóvel residencial cadastrado no munícipio, com padrão construtivo popular ou baixo.
Pode ter isenção o imóvel pertencente à pessoa física portadora de qualquer das seguintes doenças graves abaixo:
Os imóveis locados integralmente para instalação e funcionamento de templos religiosos de qualquer culto, enquanto vigência do contrato de locação, estará isento quanto à cobrança do IPTU.
Isenção destinada ao beneficiário da LOAS, que receba o benefício de até um salário mínimo de qualquer instituto de previdência. Deve possui apenas um imóvel no município, e com padrão construtivo popular ou baixo.
Também pode ter isenção o imóvel de propriedade do servidor da administração pública direta e indireta do município de Nossa Senhora do Socorro. Nestes casos ele deve ter um único imóvel e nele residir. O benefício se estende, no caso de óbito do servidor, à viúva ou viúvo, companheiro ou companheira legalmente reconhecidos, desde que mantidos os mesmos requisitos.
Já nos primeiros meses do ano a Prefeitura envia as guias para os endereços dos contribuintes. De posse do boleto ou carnê, basta se dirigir a um dos bancos credenciados para efetuar o pagamento do IPTU Nossa Senhora do Socorro.
Podem ser utilizados caixas eletrônicos e aplicativos, internet banking e correspondentes bancários autorizados para pagar o IPTU. Verifique com o seu banco quais são os seus canais disponíveis para o recebimento.
Quem decide pagar à vista, até o vencimento da primeira parcela, tem direito ao desconto do IPTU de Nossa Senhora do Socorro.
Quem preferir pode pagar em até cinco vezes, sem juros, mas sem o desconto. As parcelas vencem já a partir do início do ano. Veja abaixo como consultar as datas e emitir e imprimir a 2ª via d boleto.
Quem perder as datas de pagamento e deixar o IPTU atrasado perderá o desconto oferecido e deverá emitir uma guia atualizada com juros e multa para fazer o pagamento.
Quem não receber o carnê em casa ou ter perder o boleto pode consultar e emitir a 2ª via pela internet, somente pelo site oficial da Prefeitura, como nos passos abaixo:
Caso tenha dificuldades na emissão, o contribuinte pode procurar presencialmente a Prefeitura para obter os boletos e informações diversas sobre o IPTU.