A Prefeitura de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, divulgou todas as regras e informações referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Mossoró.
Neste artigo os contribuintes podem conferir todas essas informações, como consultas, emissão de 2ª Via, pagamentos e descontos do IPTU de Mossoró, se preparando para o pagamento do imposto.
O que você verá:
Novidades para o IPTU Mossoró
De acordo com o que prevê a legislação municipal, o imposto ficará um pouco mais caro no próximo exercício. Isto porque seu valor é atualizado de acordo com o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses.
O índice de atualização do IPTU Mossoró é o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE. Ou seja, apesar de não haver um aumento real do imposto, será aplicado o reajuste inflacionário, o que deixa o IPTU um pouco mais alto que no ano anterior.
Como funciona o cálculo do IPTU?
O IPTU é calculado considerando o valor venal do imóvel, ou seja, o valor de mercado. Sobre este valor é multiplicada a alíquota correspondente, que varia de acordo com a característica do imóvel (Terrenos, comercial, residencial etc.).
O contribuinte não precisa se preocupar sobre o cálculo do valor a ser recolhido, pois a Secretaria Municipal de Fazenda – Sefaz oferece uma ferramenta em seu site oficial que permite realizar consultas e possibilita um melhor entendimento sobre o IPTU.
Abaixo será possível obter o passo a passo para consultar todos esses dados e também emitir a 2ª via do IPTU Mossoró.
Pagar o IPTU Mossoró: Vencimentos e Descontos
A Prefeitura sempre oferece várias opções de pagamento, podendo ser em Cota Única ou através de parcelamento. Veja o detalhamento abaixo.
Geralmente, para quem está em dia com o IPTU, e efetua o pagamento à vista no vencimento da primeira Cota Única, há uma excelente redução sobre o valor total. Esse é o pagamento à vista, que garante o maior desconto no IPTU de Mossoró.
Aqueles que não puderem pagar à vista já no início do ano, mas que desejam liquidar o IPTU o quanto antes, poderão obter descontos mesmo parcelando o imposto. Isso porque a Prefeitura normalmente permite que o contribuinte tenha desconto se pagar em até três parcelas. Neste caso, no entanto, o interessado deverá ir ao Setor de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz para solicitar o relançamento do imposto.
Por fim, quem pagar parcelado em quatro ou mais vezes ainda assim pode ter desconto, a depender das regras da Prefeitura para o exercício, desde que seja paga em dia.
As datas de vencimento do IPTU Mossoró são amplamente divulgadas e podem ser consultadas seguindo o nosso passo a passo logo abaixo.
Pagar o IPTU Mossoró Atrasado
De acordo com a legislação vigente, o pagamento atrasado do IPTU de Mossoró acarretará:
- I – multa de 2% (dois por cento) quando o recolhimento for efetuado no prazo de até trinta dias, contados da data do seu vencimento, e de 10% (dez por cento) quando o atraso foi superior a trinta dias;
- II – juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.
Além disso, é perdido todo desconto oferecido pela Prefeitura para pagamento em cota única ou parcelado em dia. Ou seja, além de perder o desconto, o contribuinte ainda tem acréscimos, deixando o débito cada vez maior.
Para pagar o IPTU atrasado em Mossoró basta emitir uma guia atualizada seguindo os passos abaixo.
Consulta IPTU Mossoró e 2ª Via Boleto
Os carnês serão entregues às residências pelos Correios, inclusive com o boleto referente ao pagamento antecipado.
Quem necessitar de uma segunda via poderá emitir o boleto pelo site oficial da Prefeitura. Basta acessar o Menu Portal do Contribuinte e depois a opção IPTU. Posteriormente é necessário informar o Sequencial ou Inscrição do imóvel desejado. Em caso de dificuldades de emissão, procure a Sefaz, no prédio da Prefeitura.
Lembramos que você é responsável pelo seu IPTU. Dessa forma, caso o carnê não chegue em tempo hábil, recorra aos meios acima citados para acessá-lo.