Em Montes Claros – MG, assim como em todos os municípios brasileiros, os proprietários de imóveis urbanos devem quitar anualmente o IPTU.
Com o intuito de auxiliar os contribuintes, reunimos nesse artigo informações muito úteis. Veja como consultar e imprimir a 2ª via do boleto, conheça as regras e saiba o que fazer com o IPTU Montes Claros atrasado.
O que você verá:
Resumidamente, o IPTU é calculado multiplicando-se o valor venal do imóvel pela alíquota a qual ele pertence. O valor venal é uma avaliação que o Poder Público realiza sobre o preço de determinado bem, no caso os bens imóveis da zona urbana de Montes Claros – MG. Já a alíquota é definida por leis municipais.
No carnê recebido nos endereços é possível consultar todos os detalhes do cálculo. Caso seu carnê não possua essas informações, é possível obter esses dados no site oficial, conforme mostraremos abaixo, em nosso passo a passo sobre a emissão de segunda via.
Caso o contribuinte encontre algum erro no cálculo do IPTU Montes Claros é possível solicitar uma revisão. Esta revisão não garante que o valor ficará mais baixo, pois será efetuada uma nova análise do lançamento do imposto, que poderá ter o seu valor mantido, reduzido ou até mesmo aumentado.
Para pagar o IPTU Montes Claros os responsáveis devem se direcionar a qualquer uma das agências credenciadas ou correspondentes autorizados. Há instituições que aceitam o pagamento por aplicativos ou débito automático em conta corrente. Se você se interessar por estas opções, entre em contato com o seu banco.
São oferecidos descontos em caso de pagamento à vista do IPTU Montes Claros, diferentemente do parcelamento, que apesar de não acarretar acréscimos não tem abatimentos.
No caso de parcelamento, deve-se observar ainda o valor mínimo por cota, definido pela Prefeitura. A quantidade de parcelas do IPTU de Montes Claros irá depender do valor total do tributo.
Os descontos oferecidos e as datas de vencimento de todas as opções de pagamento já constam no carnê recebido ou também podem ser consultadas no site.
O IPTU atrasado gera acréscimos com juros e multas sobre o valor total devido. Sendo assim, o contribuinte acaba pagando valores maiores que os inicialmente previstos.
Se você se encontra nesta situação, aconselhamos que tente se regularizar o mais rápido possível, evitando maiores dores de cabeça com protestos, inscrição em Dívida Ativa e negativação do nome do titular.
Para débitos do ano em exercício você poderá emitir uma 2ª via atualizada e realizar o pagamento normalmente nos bancos conveniados.
No entanto, sendo débitos inscritos em Dívida Ativa, é necessário entrar em contato com o setor responsável na Prefeitura (endereços e telefones no final do artigo). Isso por que, de acordo com a própria Prefeitura, não é possível a emissão de débitos em Dívida Ativa e Ajuizados pelo Atendimento Online, mas apenas no atendimento presencial.
É possível emitir a guia pela internet, bem como realizar consultas de dados sobre o imóvel e o IPTU. Veja o passo a passo abaixo:
Os dados acima são os contatos disponíveis para entrar em contato com o setor responsável, caso necessário.