IPTU Montes Claros 2024: 2ª via, desconto, atrasado

Em Montes Claros – MG, assim como em todos os municípios brasileiros, os proprietários de imóveis urbanos devem quitar anualmente o IPTU.

Com o intuito de auxiliar os contribuintes, reunimos nesse artigo informações muito úteis. Veja como consultar e imprimir a 2ª via do boleto, conheça as regras e saiba o que fazer com o IPTU Montes Claros atrasado.

O que é o IPTU? Como é calculado?

IPTU

Resumidamente, o IPTU é calculado multiplicando-se o valor venal do imóvel pela alíquota a qual ele pertence. O valor venal é uma avaliação que o Poder Público realiza sobre o preço de determinado bem, no caso os bens imóveis da zona urbana de Montes Claros – MG. Já a alíquota é definida por leis municipais.

No carnê recebido nos endereços é possível consultar todos os detalhes do cálculo. Caso seu carnê não possua essas informações, é possível obter esses dados no site oficial, conforme mostraremos abaixo, em nosso passo a passo sobre a emissão de segunda via.

Caso o contribuinte encontre algum erro no cálculo do IPTU Montes Claros é possível solicitar uma revisão. Esta revisão não garante que o valor ficará mais baixo, pois será efetuada uma nova análise do lançamento do imposto, que poderá ter o seu valor mantido, reduzido ou até mesmo aumentado.

Pagar IPTU Montes Claros parcelado e à vista

PAGAR IPTU

Para pagar o IPTU Montes Claros os responsáveis devem se direcionar a qualquer uma das agências credenciadas ou correspondentes autorizados. Há instituições que aceitam o pagamento por aplicativos ou débito automático em conta corrente. Se você se interessar por estas opções, entre em contato com o seu banco.

São oferecidos descontos em caso de pagamento à vista do IPTU Montes Claros, diferentemente do parcelamento, que apesar de não acarretar acréscimos não tem abatimentos.

No caso de parcelamento, deve-se observar ainda o valor mínimo por cota, definido pela Prefeitura. A quantidade de parcelas do IPTU de Montes Claros irá depender do valor total do tributo.

Os descontos oferecidos e as datas de vencimento de todas as opções de pagamento já constam no carnê recebido ou também podem ser consultadas no site.

IPTU atrasado em Montes Claros – MG

IPTU ATRASADO

O IPTU atrasado gera acréscimos com juros e multas sobre o valor total devido. Sendo assim, o contribuinte acaba pagando valores maiores que os inicialmente previstos.

Se você se encontra nesta situação, aconselhamos que tente se regularizar o mais rápido possível, evitando maiores dores de cabeça com protestos, inscrição em Dívida Ativa e negativação do nome do titular.

Para débitos do ano em exercício você poderá emitir uma 2ª via atualizada e realizar o pagamento normalmente nos bancos conveniados.

No entanto, sendo débitos inscritos em Dívida Ativa, é necessário entrar em contato com o setor responsável na Prefeitura (endereços e telefones no final do artigo). Isso por que, de acordo com a própria Prefeitura, não é possível a emissão de débitos em Dívida Ativa e Ajuizados pelo Atendimento Online, mas apenas no atendimento presencial.

Consulta e 2ª Via do IPTU Montes Claros

CONSULTA IPTU

É possível emitir a guia pela internet, bem como realizar consultas de dados sobre o imóvel e o IPTU. Veja o passo a passo abaixo:

  • Acessar o site da Prefeitura de Montes Claros – https://portal.montesclaros.mg.gov.br/:
  • No menu do Portal, clicar em FINANÇAS;
  • Depois, clicar em Atendimento Online;
  • Clicar em 2 – Atendimento Online;
  • Fazer Login com CPF e Senha. Caso não esteja cadastrado ou não se lembre da senha, é possível acessar nesta mesma página os links para conseguir fazer o login;
  • Uma vez que esteja logado, clicar em CARNÊ IPTU;
  • Preencher os campos do formulário, selecionando o Tipo de Cadastro como IMOBILIÁRIO:
  • Preencher os demais campos com as informações do cadastro do imóvel,
  • Por fim, gerar o documento;

Contato – Atendimento IPTU

IPTU Montes Claros MG

  • Endereço: Av. Cula Mangabeira, 211 – Santo Expedito, Montes Claros – MG, 39400-772
  • Telefones: (38) 2211-3000, (38) 2211-3060 e (38) 2211-3205

Os dados acima são os contatos disponíveis para entrar em contato com o setor responsável, caso necessário.