Com o início de mais um ano surgem novas responsabilidades e compromissos, comuns a essa época. Entre estes compromissos está o pagamento de impostos, como o IPTU Maringá, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.
A seguir o contribuinte pode conferir importantes informações como reajustes, descontos, pagamentos, vencimentos, isenções e como obter a 2ª via do IPTU de Maringá, localizada no interior do estado do Paraná.
O que você verá:
O IPTU é um tributo cobrado sobre casas, apartamentos, salas comerciais, terrenos ou outra propriedade em uma região urbanizada. Este imposto é pago anualmente para a Prefeitura da cidade e sua arrecadação é utilizada em diversas áreas, como:
Todos os anos, geralmente entre os meses de outubro e dezembro, a Prefeitura de Maringá, através da sua Secretaria Municipal de Fazenda, divulga as principais informações a respeito do próximo exercício do IPTU.
As informações e regras são divulgadas com antecedência, facilitando para o contribuinte efetuar o pagamento de maneira correta e dentro dos prazos estabelecidos, aproveitando os descontos oferecidos pela Prefeitura.
Normalmente, o IPTU de Maringá não tem mudanças significativas nas regras de pagamento em relação aos anos anteriores.
O imposto não costuma sofrer um aumento real na cidade. Há um reajuste anual, que ocorre segundo o acúmulo da inflação nos últimos doze meses no país. É utilizado então o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Porém, lembramos que o IPTU de Maringá é calculado sobre o valor venal do imóvel. Assim, se houver uma valorização com melhorias e ampliações o imposto pode vir mais caro no próximo ano, ajustando seu valor à sua nova realidade.
O valor venal do IPTU é composto de acordo com o valor da área total do terreno, o valor total das construções e a taxa de coleta de lixo. No terreno vazio calcula-se o valor da área total mais a contribuição da iluminação pública.
O pagamento do IPTU Maringá pode ser realizado em Cota Única (à vista), com direito a desconto com vencimento já no início do ano. Normalmente são oferecidas duas opções de descontos. Quanto antes for efetuada a quitação, maior a redução sobre o valor total devido.
O contribuinte também pode optar pelo pagamento parcelado em até doze vezes sem desconto. Em caso de parcelamento as cotas têm valores iguais e vencimentos entre janeiro e dezembro. A efetuação do pagamento deve ser feita na rede bancária autorizada.
As datas de vencimento são informadas no próprio carnê entregue em casa, onde também é possível observar os valores já com desconto de cota única.
Outra opção é consultar pelo site oficial. Você pode seguir nosso passo a passo abaixo para realizar a consulta do IPTU.
De acordo com a Prefeitura, aposentados, pensionistas e deficientes podem solicitar isenção do IPTU. Para isso, devem possuir renda igual ou inferior a três salários mínimos e imóvel com área máxima de 150m², que deve ser usado como residência,
O pedido de isenção deve ser realizado na Prefeitura, mediante apresentação dos documentos que comprovem as condições exigidas pela lei.
Os carnês deverão ser entregues pelos Correios antecipadamente nas residências dos contribuintes. Aqueles que possuem cadastro ativo no Portal do Contribuinte devem emitir os documentos pelo próprio Portal.
Qualquer contribuinte que não receber ou perder o seu carnê poderá retirar a 2ª via do IPTU Maringá pela internet no site oficial da Prefeitura. (basta seguir o passo a passo abaixo):
Outra opção é se dirigir à Praça de Atendimento, sempre com documentos pessoais e carnê referente a algum exercício anterior em mãos.