Com a chegada de mais um ano é o momento das tradicionais contas e despesas comuns a esta época, como o IPTU Maceió.
Imposto municipal cobrado de proprietários de imóveis urbanos (edificados ou não), o IPTU Maceió é uma importante receita da Prefeitura, contribuindo para o desenvolvimento da cidade, pois os recursos são utilizados na realização de obras, serviços e ações que beneficiam toda a população.
A seguir o contribuinte poderá esclarecer suas dúvidas e obter informações como reajustes, vencimentos, descontos, pagamentos e isenções. Além disso, será possível saber como obter a 2ª Via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Acompanhe abaixo todas as novidades do IPTU da Prefeitura de Maceió, capital do estado de Alagoas.
O que você verá:
Todo ano entre os meses de outubro e dezembro a Secretaria Municipal de Economia– SEMEC, órgão responsável pela arrecadação municipal, divulga as regras de pagamento do IPTU do ano seguinte.
Como resultado desta divulgação antecipada, os contribuintes podem se organizar e realizar o pagamento corretamente, evitando transtornos e atrasos.
Geralmente não são realizadas mudanças significativas. O imposto normalmente não tem sofrido um aumento real. Entretanto, há um reajuste conforme o acúmulo da inflação nos últimos doze meses (IPCA), calculada pelo IBGE.
É sempre muito importante lembrar que o valor do IPTU Maceió é definido através do valor venal do imóvel. Assim, caso haja melhorias que alterem o preço de mercado da propriedade, é comum que o valor do seu IPTU também seja maior, inclusive superior à inflação.
O pagamento do IPTU em Maceió pode ser efetuado em Cota Única, com direito a descontos, ou ainda ser parcelado durante o ano, normalmente sem descontos.
Os boletos para pagamento à vista devem ser emitidos pelo site da Prefeitura, conforme mostraremos a seguir,
Lembramos que as datas de vencimento e percentuais de abatimento estão disponíveis para consulta, também logo abaixo. Além disso, todas essas informações constam nos carnês entregues nos endereços.
O pagamento poderá ser realizado na rede bancária credenciada, como:
Verifique com o seu banco os canais disponíveis para pagamento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo e também débito automático. Evite filas!
Apesar de todos os imóveis urbanos serem tributados, há casos previstos em lei que dão direito à isenção do IPTU Maceió. Estão isentos os contribuintes que:
Os carnês de pagamento deverão ser entregues nos endereços cadastrados dos contribuintes.
A distribuição deverá ser feita pelos Correios, e acontecerá anteriormente à data de vencimento. Porém, o fato de não receber a cobrança em casa não desobriga o contribuinte do pagamento. Dessa forma, se houver atrasos a dívida será atualizada com juros, multas e correção, além de outras sanções previstas em lei.
Não perca tempo. Se você ainda não tem em mãos o seu carnê para pagamento, emita a 2ª via do IPTU Maceió. Para isso basta seguir os simples passos abaixo:
Após seguir os passos acima faça a impressão ou download do seu boleto nos locais indicados acima (bancos credenciados).
Se precisar de atendimento entre em contato com a Secretaria Municipal de Economia, na Rua Pedro Monteiro, 47 – Centro.
O e-mail da Central de Atendimento ao Contribuinte é o atendimento@semec.maceio.al.gov.br. Já o horário de atendimento é de segunda a sexta, de 8h às 14h (somente com agendamento).
Por fim, o telefone da Prefeitura para contato é o (82) 3312-5860.