IPTU Macapá 2024: desconto, 2ª via, atrasado

Pagar o IPTU Macapá em dia e em cota única pode garantir aos contribuintes um excelente desconto sobre o valor total devido.

A Prefeitura oferece aos proprietários de imóveis opções de pagamento do IPTU à vista com descontos e parcelamento durante o ano.

Abaixo os contribuintes podem entender como funcionam as regras e saber como obter descontos progressivos no IPTU Macapá. Confira!

Como é calculado o IPTU em Macapá?

IPTU Macapá AP

O cálculo do IPTU ocorre basicamente através da multiplicação do valor venal do imóvel (valor de mercado) pela alíquota (percentual).

A Avaliação é realizada por setor técnico da Prefeitura ou ainda pode ser contratada empresa privada especializada (terceirizada). Cada imóvel urbano da capital amapaense tem sua avaliação e seu valor distinto. Isso porque, para se chegar ao valor venal, são observadas características da propriedades, como seu tamanho total, área construída em metros quadrados, qualidade do acabamento, localização, entre outras.

As alíquotas, por sua vez, já são estabelecidas pelo CTM – Código Tributário Municipal. Elas variam de acordo com o tipo de imóvel.

Todos esses dados de cálculo constam nos carnês e podem ser verificados através de consulta pelo site oficial, o que mostraremos como fazer logo abaixo.

Descontos e Pagamento IPTU Macapá

CALCULAR IPTU

É possível pagar o IPTU Macapá à vista ou parcelado. Essas são as opções oferecidas pela Prefeitura todos os anos.

Quem optar pelo por pagar à vista (em cota única) terá direito a desconto. Esse desconto é progressivo, de acordo com o pagamento em dia em anos anteriores. Assim, quem pagou o imposto nos últimos anos em dia, poderá ter um belo desconto extra, somado ao da cota única.

Lembramos que estes descontos já estão lançados e calculados nos boletos do IPTU. Basta efetuar o pagamento até a data de vencimento para garantir o abatimento.

A outra opção é o pagamento parcelado. Neste caso não são oferecidos descontos como ocorre na antecipação em cota única. Contudo, é possível pagar sem acréscimos, bastando quitar cada cota até a sua data de vencimento.

Datas de Vencimento

VENCIMENTOS IPTU

Todas as datas de vencimento e valores (inclusive descontos) já constam nos carnês recebidos nos endereços. Além disso, essas informações podem ser consultadas no site oficial da Prefeitura (abaixo a gente te mostra o passo a passo).

Essas datas estão sujeitas a alterações, a critério da Prefeitura de Macapá. Qualquer alteração, porém, é amplamente divulgada na cidade.

IPTU Atrasado em Macapá

Lembre-se de que o atraso do IPTU gera automaticamente acréscimos de juros e multas aos contribuintes. Dessa maneira, é preciso quitá-lo o quanto antes para evitar maiores dores de cabeça.

Os contribuintes devem gerar uma segunda via atualizada (passo a passo abaixo) e realizar o pagamento para se regularizar. Se for um débito mais antigo, certamente está inscrito em Dívida Ativa. Neste caso pode ser necessário comparecer ao atendimento presencial e buscar uma renegociação.

2ª Via Boleto IPTU Macapá

2ª VIA IPTU

Os contribuintes devem seguir os passos abaixo para emitir a 2ª via de boleto:

  • Acessar o Portal da Prefeitura.
  • Depois disso, selecione o menu Cidadão e, posteriormente, clicar em Serviços Online.
  • Em seguida, devem escolher a opção IPTU-2ª via.
  • Por fim, preencher os dados solicitados e clicar em “Consultar”.

Atendimento IPTU – Telefones

CONTATO TELEFONE IPTU

 

  • Central do Contribuinte (Rua Jovino Dinoá com Avenida Cônego Domingos Maltês);
  • Sala do Empreendedor (Avenida Iracema Carvão Nunes, 267, no Centro);
  • Rede Superfácil (com necessidade de agendamento no site “superfacil.portal.ap.gov.br“).
  • Tel: (96) 98802-1186
  • E-mail: contato@macapa.ap.gov.br

Através dos endereços e telefone acima o contribuinte poderá buscar atendimento e tirar as suas dúvidas sobre o IPTU.