Se você possui um algum imóvel urbano em Luziânia – GO, certamente já está se preparando para o pagamento do IPTU Luziânia.
Abaixo será possível conhecer as regras de pagamento, saber como consultar, emitir 2ª via e obter descontos no pagamento à vista. Confira a seguir:
O que você verá:
O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é um tributo cobrado de pessoas físicas ou jurídicas que possuem uma propriedade imobiliária urbana edificada. Qualquer tipo de imóvel edificado é tributado, seja sala comercial, uma casa, apartamento ou outro tipo de construção.
Por outro lado, quando não há construções e edificações no imóvel, ou seja, só há o lote/terreno, é cobrado do proprietário o chamado ITU (Imposto Territorial Urbano).
O IPTU é cobrado a partir do início de cada ano. Com o valor recolhido do imposto são realizadas melhorias na cidade, bem como novos investimentos podem ser financiados.
O valor a ser pago por esse imposto varia de acordo com alguns fatores como:
Assim, cada imóvel tem suas características únicas e também o seu valor de IPTU de acordo com a sua realidade.
Os carnês do IPTU Luziânia contendo todas as datas de vencimento de cota única e parcelas, descontos e valores do imposto são entregues nas residências dos contribuintes. A entrega deve ocorrer com antecedência aos prazos máximos de pagamento. Porém, se houver atraso no recebimento do carnê, é possível emitir a 2ª via pelo site (veja abaixo como emitir).
São oferecidas opções para pagamento à vista, em mais de uma opção. Quanto antes for o pagamento, maior o desconto aplicado sobre o valor total.
O IPTU também conta com o pagamento parcelado, sem direito a descontos, mas sem acréscimos. Basta pagar cada cota em dia.
De posse do boleto do IPTU Luziânia basta se dirigir a qualquer agência bancária credenciada na cidade, nos correspondentes destas instituições e até mesmo nos canais de autoatendimento, como caixas eletrônicos, internet banking e aplicativo.
O contribuinte que não paga IPTU perde os descontos oferecidos em cota única, além de ter acréscimos de juros e multas. Persistindo o débito, a Prefeitura pode entrar com uma ação judicial pedindo até mesmo a penhora do bem.
Para pagar, emita uma 2ª via atualizada ou entre em contato com a Secretaria responsável, buscando uma negociação.
O contribuinte conta com diversos serviços online. Ele pode inclusive consultar os débitos do IPTU e emitir a 2ª Via do boleto pela internet, além de contar com o atendimento presencial.
Para imprimir a 2ª via pelo site siga os simples passos abaixo:
A Prefeitura tira dúvidas dos contribuintes e atende a demandas através de seus canais oficiais e também presencialmente, como nos telefones e endereço acima.