O pagamento do IPTU Linhares, no Estado do Espírito Santo, é um compromisso de todos os proprietários de imóveis urbanos já a partir do início do ano.
Na cidade capixaba é possível pagar o IPTU obtendo descontos à vista, logo no início do calendário de vencimentos. Também é possível optar pelo parcelamento, sem juros.
Para aproveitar as melhores condições do IPTU Linhares, veja abaixo informações muito úteis sobre 2ª via, pagamento em atraso, bem como outros assuntos.
O que você verá:
Como o IPTU é calculado?
Quando o IPTU é lançado, a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento já faz todos os cálculos do imposto. Assim, o contribuinte não precisa se preocupar, devendo apenas conferir nos carnês recebidos em casa ou emitidos pelo site todos esses dados do cálculo do seu IPTU.
Caso encontre algum erro no cálculo, será possível solicitar a revisão do IPTU na mesma Secretaria, dentro do prazo estabelecido. Lembramos que a revisão não garante que o valor irá abaixar, mas apenas que uma nova avaliação e um novo cálculo serão realizados.
O cálculo do IPTU Linhares leva em consideração o valor venal do imóvel, que basicamente é o valor de mercado, considerando as características da propriedade. Sobre este valor venal é aplicada a alíquota, que varia de acordo com a categoria do imóvel.
Geralmente esses valores são reajustados anualmente somente pela inflação. No entanto, caso o imóvel sofra alteração de valor, consequentemente o IPTU também poderá alterado (acima do índice inflacionário), visto que, como dissemos, o imposto é calculado sobre o seu valor venal.
Pagar o IPTU Linhares: descontos e parcelamento
Antes do início dos vencimentos os contribuintes recebem os carnês em suas residências. Para pagar o IPTU Linhares o contribuinte tem como opção o pagamento em cota única ou o parcelamento.
Quem optar por pagar à vista deve quitar todo o valor até o vencimento da primeira parcela, para obter o desconto oferecido pela Prefeitura nessa modalidade.
Já aqueles que optarem pelo parcelamento poderão dividir o imposto durante o ano, mas sem direito a qualquer desconto. Os vencimentos.
As datas exatas de vencimento são informadas nos carnês entregues em casa e também podem ser consultadas pelo site. É possível, inclusive, pagar o IPTU Linhares pelo PIX, através do site. Abaixo é possível ver o nosso passo a passo para consultar o IPTU de Linhares e conhecer todas as datas de vencimento e descontos.
IPTU atrasado Linhares: como pagar?
Para não perder o desconto oferecido, é importante observar as datas e não deixar o IPTU de Linhares atrasado.
Além de perder os descontos oferecidos pela Prefeitura, quando o contribuinte deixa de pagar o imposto, ele ainda paga juros e multas.
Outras medidas ainda podem ser adotadas pela Prefeitura para cobrar o imposto, como:
- cobrança judicial
- negativação do CPF/CNPJ do responsável
- protesto da dívida
O contribuinte precisa emitir uma 2ª via atualizada, conforme nosso passo a passo abaixo, para poder pagar o IPTU de Linhares atrasado.
Caso o débito não esteja disponível para emissão ou se for necessário um parcelamento não disponível no site, orientamos que o contribuinte busque atendimento no setor responsável.
Imprimir 2ª Via do IPTU Linhares
Veja abaixo como imprimir a 2ª via do boleto IPTU Linhares:
- Acesse o site da Prefeitura de Linhares;
- Na página inicial, clique no botão “Contribuintes”;
- Clique em “2ª via de DAM” e “IPTU”;
- Informe os dados solicitados e clique em “Consultar”;
- Por fim, selecione a opção para emissão da guia.
É possível fazer a consulta pelo número da Inscrição Municipal do imóvel, do CPF ou do CNPJ do contribuinte. Após a emissão, basta pagar nas seguintes instituições:
- Banco do Brasil
- Santander
- Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes)
- Casas Lotéricas
- Caixa Econômica Federal
- Bancoob-Sicoob
Em caso de dificuldades ou na impossibilidade de emitir a segunda via pelo site, entre em contato com a Prefeitura através dos meios abaixo.
Atendimento IPTU
- Endereço: Avenida Augusto Pestana, 790, Centro Linhares – ES – CEP: 29.900-192
- Fone: (27) 3372-6800
Além da emissão de segunda via, o contribuinte pode utilizar os meios de atendimento para tirar dúvidas sobre o IPTU, entre outros serviços.