IPTU Jundiaí 2025: Desconto, 2ª via, Isenção

Os contribuintes da cidade de Jundiaí, localizada no Estado de São Paulo, poderão conferir abaixo importantes informações a respeito de reajustes, descontos, pagamentos, vencimentos e como obter a 2ª via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Jundiaí.

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Jundiaí, que é o órgão responsável pela a arrecadação municipal, todo ano entre os meses de outubro e dezembro divulga as principais informações sobre o exercício seguinte do IPTU.

Novidades e Reajustes

IPTU Jundiaí SP

Geralmente não são realizadas grandes mudanças em relação aos anos anteriores, sendo mantidas as mesmas condições de pagamento e de descontos dos últimos exercícios.

Neste sentido, via de regra não há aumento real do imposto. Sendo assim, ocorre apenas um reajuste de acordo com o acúmulo da inflação nos últimos doze meses no país, calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – o INPC. O índice é calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Veja também: Como funciona o cálculo do seu IPTU.

Pagamento e Descontos IPTU Jundiaí

PAGAR IPTU

O pagamento do IPTU de Jundiaí poderá ser realizado de duas formas: em Cota Única (à vista) ou parcelado.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento em Cota Única irão contar com até três opções de desconto. Quanto antes for o pagamento, maior será o desconto aplicado.

Já o pagamento parcelado poderá ser feito em até 10 vezes , mas sem direito a descontos, e vencimentos em meses consecutivos. A quantidade de parcelas depende do valor total devido. Assim, aqueles que tiverem o valor do IPTU Jundiaí muito baixo talvez tenham uma quantidade menor de parcelas para quitar o imposto.

Lembramos que os carnês e a consulta pelo site informam todos os dados acima de descontos de cada opção de cota única e o valor das parcelas, bem como todos os vencimentos do IPTU Jundiaí.

Onde pagar o IPTU – Bancos Autorizados

O contribuinte pode pagar o seu imposto nas seguintes instituições e nos seguintes canais:

  • Caixa Econômica Federal: Guichê de Caixa, Internet Banking (Computadores e Aplicativos), Caixas Eletrônicos, Correspondentes Bancários e Rede Lotérica.
  • Banco do Brasil: Internet Banking (Computadores e Aplicativos), Caixas Eletrônicos e Correspondentes Bancários.
  • Bradesco: Internet Banking (Computadores e Aplicativos), Caixas Eletrônicos e Correspondentes Bancários.
  • Santander: Internet Banking (Computadores e Aplicativos), Caixas Eletrônicos e Correspondentes Bancários.
  • Mercantil: Guichê de Caixa, Internet Banking (Computadores e Aplicativos), Caixas Eletrônicos e Correspondentes Bancários.
  • Itaú Unibanco: Internet Banking (Computadores e Aplicativos), Caixas Eletrônicos e Correspondentes Bancários.
  • Sicredi: Internet Banking (Computadores e Aplicativos), Caixas Eletrônicos e Correspondentes Bancários.

Além disso, pode ser realizado o pagamento on-line (pelo site da Prefeitura), disponível para correntistas dos bancos Bradesco, Itaú e Santander e por PIX (QR Code – Qualquer Banco).

Isenção do IPTU em Jundiaí: Aposentados e Feira Livre

ISENÇÃO IPTU

De acordo com a Prefeitura, aposentados e pensionistas que recebem até três salários mínimos poderão solicitar a isenção do IPTU Jundiaí. Para isso, o imóvel deve ser usado como residência e não pode ultrapassar a área limite, que é de 120m² (Cento e vinte metros quadrados).

Além dos casos acima, também podem ter isenção do pagamento do imposto os contribuintes cujos imóveis residenciais e habitados tenham frente ocupada por feira livre ou varejão.

Por fim, a pessoa portadora de hanseníase que seja proprietária de único imóvel no município e que nele resida (exceto nos casos de internação para tratamento de saúde) também pode solicitar o benefício.

Todos os casos acima devem ser tratados em uma unidade do Poupatempo, mediante apresentação de toda documentação que comprove as condições exigidas.

Consulta e 2ª via IPTU Jundiaí

2ª VIA IPTU

Os carnês de pagamento deverão ser entregues aos contribuintes pelos Correios no prazo mínimo de um mês antes do vencimento. No entanto, aqueles que optaram pelo carnê eletrônico receberão o boleto pelo e-mail com antecedência.

Aqueles que não receberem ou invalidarem o carnê de pagamento, poderão retirar a 2ª via do IPTU Jundiaí no site oficial da Prefeitura, localizado no endereço eletrônico http://www.jundiai.sp.gov.br/.

Outra opção para emissão de 2ª via e solicitação de serviços diversos relacionados ao IPTU Jundiaí é se dirigir ao Poupatempo, localizado na Avenida União dos Ferroviários, 1.760 (Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e, aos sábados, das 9h às 13h).