2025

IPTU Guarujá 2025: isenção, 2ª via, descontos

Início de ano e sempre a mesma situação: muitas contas a pagar, inclusive impostos. Entre eles está o IPTU Guarujá, imposto devido aos proprietários de imóveis localizados em zona ou extensão urbana da cidade do litoral paulista.

A seguir o contribuinte de Guarujá pode conferir importantes informações de reajuste, descontos, pagamentos, isenções e como obter a 2ª via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Guarujá.

Reajuste do IPTU: como funciona?

Todo ano a Prefeitura de Guarujá divulga entre os meses de outubro e dezembro as regras de pagamento para o próximo exercício do IPTU.

A antecedência das informações é crucial para o pagamento ser efetuado corretamente. Para o próximo ano não são aguardadas mudanças significativas no exercício do IPTU.

O reajuste para o IPTU Guarujá geralmente ocorre somente segundo o acúmulo da inflação nos últimos doze meses, calculado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

Entretanto, lembramos que para imóveis que tiveram suas características e finalidades alteradas, a variação do valor do imposto pode ser maior, independentemente da inflação. Isso pode ocorrer devido à forma que o IPTU é calculado. Leva-se em consideração o valor venal do imóvel e também as alíquotas, que podem variar conforme o tipo de imóvel. Por isso, quando há alteração na finalidade ou significativa mudança no valor da propriedade, o IPTU pode vir mais caro.

Veja também: Como calcular o IPTU do seu imóvel.

Pagamento e Descontos IPTU Guarujá

Os pagamentos poderão ser efetuados de duas maneiras, Cota Única ou parcelado, conforme abaixo:

  • O pagamento em Cota Única conta com um desconto sobre o valor total devido.
  • Já o pagamento parcelado pode ser efetuado em até doze vezes mensais, mas sem direito a descontos.

Normalmente são enviados aos contribuintes apenas os boletos da cota única e da(s) primeira(s) parcela(s). As demais cotas, para quem deseja pagar parcelado, deve sem emitidas de forma digital, pelo site. Veja no final desta página o passo a passo para acessar o site oficial, consultar e emitir a segunda via do IPTU.

Datas de Vencimento

Os vencimentos da cota única e das parcelas são estabelecidos de acordo com as regiões, Centro, Sul, Leste, Oeste, Norte e Norte Sul. Mas não se preocupe: os carnês informam todas essas datas, bem como o desconto da cota única já é informado e calculado nestes documentos. Outra opção é consultar pelo site (passo a passo abaixo).

Os primeiros vencimentos são os da Zona Centro (Vila Maia, Pitangueiras e Barra Funda). Depois, os da Zona Sul (Astúrias, Tombo, Guaiúba e Jardim Las Palmas). Em seguida temos os vencimentos da Zona Oeste (Santo Antônio, Santa Rosa até o ferry boat). Por fim, vencem os carnês da Zona Leste (Enseada, Jardim Acapulco, Perequê, até o ferry boat de Bertioga),  Zona ZN Norte e Zona ZN Sul (Vila Alice, Jd. Santense, PaeCará, Monteiro da Cruz, Parque Estuário, Morrinhos, Morrinhos III, Vila Zilda, Conceiçãozinha, Jd. Brasil I e II, entre outros).

Isenção IPTU Guarujá: quem tem direito e como pedir?

Recebem isenção do IPTU Guarujá aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (física ou mental), ex-combatentes e contribuintes com mais de 65 anos que possuam renda igual ou inferior a cinco salários mínimos, um único imóvel utilizado como residência, e sem débitos com o município.

A solicitação poderá ser feita na Central de Atendimento ao Contribuinte – a Ceacon, ou na Unidade de Atendimento ao Contribuinte de Vicente de Carvalho.

Consulta e 2ª Via IPTU Guarujá

Os carnês de pagamento deverão ser entregues pelos Correios aos contribuintes até a data de vencimento.

Se o contribuinte não receber o carnê poderá retirar a 2ª Via do IPTU Guarujá no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br).

Outra opção para obter a 2ª Via é entrar em contato com a Prefeitura, portando sendo documentos pessoais e um boleto ou carnê de anos anteriores.