IPTU Goiânia 2024: Consulta, 2ª via boleto, Desconto

Sempre que se inicia um novo ano os proprietários de imóveis já começam a buscar informações sobre os impostos a pagar, como é o caso do IPTU Goiânia. O imposto, que é cobrado anualmente, tem seus vencimentos já no início do ano e deve ser pago por todos aqueles que possuem imóveis localizados em área urbana.

Abaixo o contribuinte pode esclarecer dúvidas sobre reajustes, descontos, isenção e pagamentos do IPTU de Goiânia, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

Novidades, Reajustes e Aumentos do IPTU

IPTU

A Secretaria Municipal de Finanças é o órgão responsável pela arrecadação do IPTU na capital goiana. Todo fim de ano a Sefin divulga todas as informações referentes ao exercício do imposto para o ano seguinte.

Em geral, não ocorrem mudanças significativas nas regras de pagamento em relação aos anos anteriores, sendo, portanto, mantidas as mesmas condições de recolhimento, inclusive em relação aos percentuais de desconto concedidos.

O reajuste de acordo com o acúmulo da inflação nos últimos doze meses no país é o normalmente ocorre para atualizar o valor do IPTU Goiânia. É utilizado então o percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA. Este índice é calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Apesar de ser normalmente reajustado pela inflação, é importante ressaltar que o aumento pode ser superior ao IPCA, visto que o IPTU é calculado sobre o valor venal do imóvel, que pode ter alterações em seu preço de mercado devido a várias circunstâncias, como reformas e ampliações, por exemplo.

Veja também: Como funciona o cálculo do seu IPTU.

Descontos no IPTU Goiânia – Cota Única

IPTU Goiânia GO

Em primeiro lugar é preciso lembrar que entre as capitais brasileiras a cidade de Goiânia oferece geralmente um dos maiores descontos. O pagamento do IPTU de Goiânia pode ser realizado à vista com descontos. Para isso deve-se quitar o valor total até o vencimento estabelecido pela Prefeitura.

Por outro lado, aquele que optar pelo pagamento parcelado, em até onze vezes, fica sem desconto. Quem optar pelo parcelamento deverá fazer o pagamento mensalmente, também obedecendo o calendário divulgado pela Prefeitura.

As datas de vencimento e percentuais de descontos podem ser consultados  diretamente no site (veja abaixo como fazer a consulta e emitir 2ª via de boleto).

Mais descontos no IPTU: Nota GYN

Outra forma de obter desconto no pagamento do IPTU é a Nota GYN. O programa concede créditos ao contribuinte que adiciona o número do CPF às notas fiscais obtidas de vários serviços.

Os contribuintes cadastrados no programa podem usar os créditos para abatimento no próprio IPTU ou no de terceiros. Aqueles que ainda não fazem parte do programa podem fazer o seu cadastro pela internet.

Onde pagar o IPTU Goiânia?

PAGAR IPTU

A rede bancária autorizada a receber o pagamento do IPTU Goiânia inclui:

  • Itaú Unibanco
  • BEG
  • Banco do Brasil
  • Banespa
  • Banco Mercantil do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal, Lotéricas
  • Cooperativas CREDIJUR, CREDISAÚDE, CREDMED, UNICRED e CREDI.

Fuja de filas! Veja com o seu banco quais são as opções disponíveis de recebimento do IPTU. Priorize pelo pagamento pelo aplicativo, caixa eletrônico, internet banking ou ainda o débito automático.

Consulta e 2ª via IPTU Goiânia

CONSULTA IPTU

Nos últimos anos a Prefeitura Municipal de Goiânia optou pela substituição dos carnês de IPTU por boletos. Dessa forma o contribuinte receberá uma via única com o valor integral e o desconto oferecido.

Aqueles contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado deverão retirar os boletos das parcelas seguintes no site oficial da Prefeitura. Basta acessar o endereço eletrônico https://www.goiania.go.gov.br/. Posteriormente devem ser informados os dados solicitados para consulta. Na página pode ser retirada a qualquer momento e por qualquer motivo a 2ª via do IPTU Goiânia.

Pagamento atrasado do IPTU Goiânia

IPTU

A não quitação ou o não pagamento da primeira parcela até o vencimento configura inadimplência. De acordo com o site da Prefeitura, a partir desse momento, o atraso gera multa de 2%, acréscimo de 0,33% por dia corrido, além de juros de 1% rateado pela quantidade de dias em situação de inadimplência.

Se o atraso superar os 90 dias, ainda acarreta em protesto da dívida em cartório, negativação do nome dos devedores em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, inscrição em Dívida Ativa e até discussão judicial de débitos.

Acesse o site e atualize a sua dívida caso queria pagar o IPTU de Goiânia atrasado. Caso esteja o débito inscrito em Dívida Ativa, entre em contato com a Prefeitura para renegociar.