O IPTU Fortaleza provavelmente poderá ser pago mais uma vez pelos contribuintes com descontos. Além disso, há várias opções de pagamento.
Acompanhe abaixo informações a respeito do IPTU Fortaleza , capital do Ceará, como consultas, emissão de 2ª Via, pagamento parcelado, atrasado e com descontos, além das datas de vencimento.
O que você verá:
A Prefeitura Municipal de Fortaleza já se prepara para divulgar, através de sua Secretaria de Finanças (SEFIN), as informações e regras referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Fortaleza.
A princípio, para o próximo exercício não são aguardadas mudanças. Portanto, devem ser mantidas as mesmas condições de pagamento, descontos e tabela de vencimentos adotados nos últimos anos.
A única alteração garantida se refere ao valor a ser recolhido, já que todos os anos o imposto é reajustado pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que calcula o acúmulo da inflação no país.
Lembramos, no entanto, que o IPTU é calculado sobre o valor venal do imóvel. Então, se houver alguma melhoria recente pode ser que o IPTU de Fortaleza seja mais caro, com variação acima da inflação.
De acordo com a Sefin, entre os casos de permitem isenção estão beneficiados os imóveis que atendam a regras que consideram seu valor venal. Neste caso a isenção é automática.
Além disso, há outros casos que fazem jus ao benefício, a saber:
Entretanto há requisitos para esses tipos de isenção, como: renda mensal familiar inferior ou igual a três salários mínimos, possuir apenas um imóvel no município e o valor venal deve estar dentro do teto estabelecido anualmente pela Sefin.
Por fim, é preciso lembrar que a isenção está condicionada à inexistência de débitos de tributos municipais em nome do beneficiário. Portanto, regularize a situação com a Prefeitura se suas condições atendem as regras acima e solicite sua isenção.
A Prefeitura de Fortaleza oferece aos contribuintes proprietários de imóveis na cidade algumas interessantes opções de pagamento. É possível, por exemplo, pagar com descontos até mesmo com datas diferentes e não só em uma única data, como ocorre na maioria das cidades. Além disso, o pagamento pode ser parcelado em até onze vezes.
Tem direito ao desconto o contribuinte que efetua o pagamento total devido do imposto no primeiro vencimento. Já quem opta pelo pagamento integral nos vencimentos seguintes ainda recebe reduções, mas menores do que a primeira.
Quem prefere pagar o imposto parcelado pode quitá-lo em onze vezes, com parcelas vencendo mensalmente durante o ano, no entanto, sem direito a descontos.
As datas de vencimento já estão informadas nos carnês entregues nos endereços e também podem ser consultadas no site. O mesmo ocorre com os percentuais de desconto, que já são calculados e lançados nos boletos. Basta pagar na data correta.
Quem perder as datas de vencimento e pagar o IPTU Fortaleza atrasado automaticamente já perde direito aos descontos concedidos pela Prefeitura. Além disso, serão acrescidos juros e multas sobre o valor vencido.
Para que tenha sua situação regularizada basta emitir a 2ª via (já atualizada) no site da Sefin, como vamos mostrar abaixo. Também será possível obter atendimento presencial nos endereços que mostraremos a seguir.
Os boletos para pagamento serão impressos e enviados às residências dos contribuintes da cidade com antecedência às datas de vencimento. No entanto, só serão enviados o boleto da cota única ou a primeira parcela.
Posteriormente, para emitir as demais opções de pagamento/demais parcelas, o boleto deverá ser emitido no site da Sefin.
Para que seja emitido o documento será necessário informar os dados do imóvel na página de consulta. Estes dados pode ser conferidos nos carnês de anos anteriores. Veja abaixo o passo a passo:
Por fim, basta emitir e imprimir o seu boleto para pagamento.
Maiores informações poderão ser solicitadas diretamente na Secretaria Municipal de Finanças de Fortaleza, localizada na Rua General Bezerril, 755, Centro, com horário de funcionamento das 8h às 16h30.
Além disso, o contribuinte pode entrar em contato também pelos telefones (85) 3254-4791 e 3105-1217.