Sempre que um novo ano começa, é tempo de pensar no pagamento das contas e na regularização de despesas comuns da época, como é o caso dos impostos.
Entre estes compromissos está o pagamento do IPTU de Florianópolis – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Ele é obrigatório para quem tem a propriedade, posse ou domínio útil de imóveis localizados em zona urbana de todos os municípios brasileiros.
Abaixo poderão se manter atualizados os contribuintes da capital do Estado de santa Catarina. Confira as informações do IPTU Florianópolis.
O que você verá:
Geralmente o imposto não tem um aumento real. Mas mesmo assim o seu valor é maior, pois ele é atualizado conforme a inflação, da mesma forma que nos últimos anos. Assim, é utilizado o IPCA para reajustar o valor do IPTU de Floripa.
É preciso lembrar que em alguns casos os valores podem sofrer alteração além do acúmulo inflacionário. Isso porque, como trataremos abaixo, o valor do imposto está diretamente ligado ao valor do imóvel.
Imóveis que receberam uma grande construção ou reforma e tiveram significativa alteração de valor, por exemplo, podem pagar IPTU Florianópolis mais caro.
O IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel (valor de mercado), suas condições, características e seus usos.
De acordo com a legislação, o valor venal é o valor pelo qual um bem é comercializado, com pagamento à vista, em condições normais de mercado.
Para se chegar ao valor venal do imóvel são considerados fatores como:
Sobre o valor venal é aplicada uma alíquota, determinada pelo artigo 228 da Lei Complementar 007/97, disponível no site da Prefeitura de Florianópolis.
Veja também: Como fazer o cálculo do seu IPTU.
Em alguns casos a lei prevê a possibilidade de isenção no IPTU de Florianópolis SC. São os principais deles:
O contribuinte receberá em sua residência com antecedência às datas de vencimento o carnê para pagamento do imposto.
Aquele que encontrar problemas no recebimento poderá emitir a 2ª via IPTU Florianópolis. Basta acessar o site oficial da Prefeitura, no endereço eletrônico https://www.pmf.sc.gov.br/.
Posteriormente, ao informar os dados solicitados, neste link também será possível realizar consultas diversas sobre o imposto.
A Prefeitura lembra que em alguns casos o IPTU não é enviado para o contribuinte. Veja as situações abaixo:
Nos dois últimos casos é preciso realizar uma atualização dos dados cadastrais. O prédio do Pró-Cidadão do Centro fica localizado na Rua João Pinto, nº 156.
Através da consulta conforme descrito acima será possível conhecer todas as datas de vencimento e também os percentuais de descontos oferecidos em caso de pagamento em cota única do IPTU de Floripa. Essas informações também já constam nos carnês entregues nas residências.
Há normalmente quatro opções de pagamento do IPTU na capital catarinense. Três delas são de pagamento à vista, em cota única no início do ano. Quanto antes o pagamento maior o desconto oferecido pela Prefeitura.
Quem preferir poderá pagar parcelado, em até 10 vezes e sem juros, mas também sem direito a descontos como na cota única.
Caso necessite de atendimento o contribuinte pode entrar em contato através do telefone 0800 000 0844,
Para atendimento presencial é preciso realizar o agendamento prévio. Acima estão listadas as unidades de atendimento Pró-Cidadão para sua escolha.