Muitos contribuintes já começam a se preparar para o pagamento do IPTU Feira de Santana. Confira abaixo as regras de reajustes, pagamentos, descontos e como obter a 2ª Via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e fique informado para o correto pagamento desta obrigação.
Todo ano entre os meses de outubro e dezembro a Secretaria Municipal da Fazenda, responsável pela cobrança do imposto na cidade, divulga as regras de pagamento do imposto para o ano seguinte.
A divulgação antecipada ajuda o contribuinte a se organizar para efetuar o pagamento da maneira correta e mais conveniente, evitando atrasos, multas e juros.
O que você verá:
Como funciona o cálculo e reajuste do IPTU?
Em suma, o cálculo do IPTU de Feira de Santana considera o valor venal do imóvel. Isto é, quanto mais caro for um imóvel, maior seu imposto. Assim, propriedades que têm alguma ampliação ou reforma, consequentemente podem receber um carnê com o valor maior, pois seu valor também sofreu um acréscimo com a melhoria.
Além disso, de acordo com a legislação municipal o IPTU é reajustado pela inflação acumulada no país no último ano. Na verdade, conforme a Prefeitura Municipal, o IPTU tem sido reajustado em praticamente todos os casos somente pela inflação. E assim deve ocorrer novamente para o IPTU de Feira de Santana – BA.
Em relação a outras regras de recolhimento, a princípio não são aguardadas mudanças significativas em relação aos anos anteriores. Dessa forma, serão mantidas as condições de pagamento e descontos já conhecidas pelos contribuintes.
Revisão do valor do IPTU
Caso o contribuinte tenha observado algum erro em seu IPTU cobrado, poderá solicitar a revisão do cálculo, diretamente pelo site da Prefeitura/SEFAZ.
Após realizar a solicitação, o imóvel poderá receber uma visita de área técnica para atualização do cadastro imobiliário e realização de novo cálculo. Isso não garante, no entanto, que o valor irá abaixar. Tudo dependerá da nova vistoria, que irá ajustar o valor do IPTU exatamente para as condições reais atuais do imóvel.
Pagamento IPTU Feira de Santana: Parcelamento e Descontos
O pagamento certamente poderá ser realizado em Cota Única com desconto. Geralmente a Prefeitura oferece um dos maiores descontos para cidades deste porte, não somente na Bahia, mas em todo o país.
Por outro lado, quem quiser poderá optar pelo parcelamento. Contudo, esta opção não oferece desconto. O vencimento da cota única e primeira parcela ocorre já no início do ano e as demais parcelas nos meses seguintes.
O pagamento deverá ser efetuado na rede bancária credenciada. De acordo com a Prefeitura, todas as instituições financeiras são credenciadas para o recebimento, seja da cota única com desconto ou das parcelas mensais.
Os prazos de pagamento e percentuais de desconto podem ser consultados no site da Prefeitura, conforme mostraremos abaixo em nosso passo a passo.
Como pagar o IPTU atrasado em Feira de Santana?
Muitos contribuintes têm esta dúvida. Antes de tudo, lembre-se que o IPTU em atraso pode gerar dores de cabeça que vão muito além do acúmulo de juros e multa. O procedimento para regularizar o valor vencido é bem simples: basta acessar o site oficial e emitir uma 2ª via atualizada, conforme os passos abaixo:
- Primeiramente, acesse o site oficial.
- Em seguida, clique na opção de 2ª via de IPTU.
- Depois disso, escolha se deseja emitir boleto de dívida do ano em exercício ou de anos anteriores, como na imagem abaixo.
- Por fim, informe a inscrição imobiliária, que pode ser encontrada em boletos e carnês do ano ou de anos anteriores.
- Posteriormente à emissão, basta pagar em qualquer agência bancária e em seus canais disponíveis.
Consulta e 2ª via boleto IPTU Feira de Santana
De acordo com a SEFAZ, os carnês de pagamento deverão ser entregues nos endereços cadastrados pelos contribuintes na Prefeitura. A entrega é antecipada, realizada pelos Correios e ocorre aproximadamente um mês antes do primeiro vencimento do IPTU.
Informações de vencimento e descontos constam no próprio boleto. Os contribuintes que tiverem problemas no recebimento dos carnês poderão retirar a 2ª Via do IPTU Feira de Santana seguindo os passos já descritos acima.