IPTU Duque de Caxias 2024: 2ª via boleto, pagar

Já que não dá para escapar dos tradicionais compromissos do início do ano, como o IPVA e o IPTU de Duque de Caxias, o ideal é se informar e pagar da melhor forma, inclusive obtendo descontos.

Aqueles que possuem imóveis na cidade poderão acompanhar abaixo quais são as regras de recolhimento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana de Duque de Caxias – RJ.

Como funciona a cobrança do IPTU?

IPTU Duque de Caxias RJ

Com a chegada do início do ano é hora de a Secretaria responsável pelo imposto começar a enviar os boletos do IPTU de Duque de Caxias aos contribuintes.

Devem pagar todos aqueles que são proprietários de imóveis na zona urbana da cidade, salvo em caso de isenção, prevista em lei municipal.

De acordo com a Prefeitura, com os valores arrecadados podem ser realizadas obras, serviços e investimento em saúde e educação, além de benfeitorias que beneficiam os próprios imóveis tributados, como asfaltamento. Ainda de acordo com a Prefeitura, outras áreas que também podem ser beneficiadas são as de segurança e infraestrutura urbana.

Pagamento IPTU Duque de Caxias à vista e parcelado

ISENÇÃO IPTU

Embora a maioria prefira pagar em cota única e aproveitar os descontos oferecidos pela Prefeitura, há também a opção de parcelar, mas sem direito a descontos que normalmente são oferecidos no pagamento à vista.

Os contribuintes receberão os carnês do IPTU Duque de Caxias já com as informações de vencimentos da cota única e de cada uma das cotas, nos casos de parcelamento. Além disso, o desconto oferecido já calculado e informado no carnê. Esses detalhes também estarão disponíveis para consulta no site, conforme mostraremos abaixo.

E se eu não pagar? O que acontece com o IPTU atrasado?

IPTU ATRASADO

Em caso de pagamento atrasado do IPTU Duque de Caxias, o responsável estará sujeito à aplicação das sanções previstas em lei, como:

  • Juros
  • Multa
  • Inscrição em Dívida Ativa do Município
  • Protesto em Cartório
  • Negativação do CPF ou CNPJ do responsável

Para pagar o imposto atrasado:

– Se for uma dívida do mesmo ano, basta emitir uma guia atualizada, conforme nosso passo a passo abaixo e depois efetuar o pagamento normalmente.

– Caso seja débito mais antigo, talvez esteja inscrito em Dívida Ativa. Se for preciso parcelar e renegociar, orientamos que o contribuinte entre em contato com a Prefeitura ou a Secretaria responsável (dados de contato no fim desta página).

Consultar o IPTU Duque de Caxias pelo site

2ª VIA IPTU

No site oficial da Prefeitura o contribuinte poderá conferir diversas informações e tirar suas dúvidas sobre o IPTU, bem como realizar a consulta e os lançamentos referentes ao seu imóvel.

Para efetuar a consulta e emitir a segunda via de boleto, siga os passos descritos abaixo:

  • Acesse, em primeiro lugar, o site oficial da Prefeitura.
  • Em seguida, no menu “Serviços na Web”, selecione a opção “IPTU / Certidão”.
  • Agora, seleciona “Emissão de Guia”.
  • Escolha o Tipo de Inscrição “Imobiliário”.
  • Posteriormente escolha entre “Inscrição”, “Cód. Cadastro”, “CPF/CNPJ” ou “Matrícula” e informe os dados para consulta.

Lembramos que esses dados do último passo estão disponíveis nos carnês de anos anteriores. Caso o contribuinte não os tenha ou não consiga consultar o IPTU poderá ser atendido presencialmente (endereço no fim desta página).

Imprimir 2ª Via do IPTU

Seguindo os mesmos passos da consulta acima é possível acessar a 2ª via de boleto. Basta clicar em “Avançar” após informar todos os dados e baixar o arquivo para impressão no final da consulta. Depois disso basta pagar o IPTU nos bancos credenciados.

Endereço e Telefone – Atendimento IPTU

CONTATO TELEFONE IPTU

  • Endereço: Posto de Atendimento, localizado na Praça Roberto Silveira, 31 (Bairro 25 de Agosto), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
  • Telefone: (21) 2773-6200

Se precisar de atendimento presencial ou tiver dúvidas sobre o IPTU, entre em contato com a Secretaria responsável na Prefeitura através dos meios acima.