IPTU Curitiba 2025: Desconto, 2ª via, Vencimentos

IPTU Curitiba deve ser pago anualmente por todos aqueles que possuem imóveis na zona urbana da cidade. Estar preparado para o seu pagamento é a melhor forma de aproveitar os descontos e condições oferecidas pela Prefeitura.

Confira abaixo informações a respeito de reajustes, descontos, pagamentos e 2ª via do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU da cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná.

Aumento e Reajuste pela Inflação

IPTU Curitiba PR

Todos os anos a Secretaria Municipal de Finanças de Curitiba divulga as regras do exercício do IPTU para o ano seguinte. Em geral essas informações são divulgadas entre os meses de outubro e dezembro.

O mais comum é que o IPTU Curitiba seja reajustado de acordo com a inflação no país nos últimos doze meses. É utilizado, então, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA.

Lembramos, no entanto, que o aumento do IPTU de Curitiba pode ser superior à inflação para os imóveis que tenham se valorizado, com melhorias, reformas e ampliações.

Isso ocorre porque o imposto é calculado sobre o valor do imóvel. Dessa forma quanto maior o valor da propriedade, maior o valor do imposto a pagar.

Pagamento e Descontos IPTU Curitiba

PAGAR IPTU

O pagamento do imposto poderá ser realizado de duas maneiras:

  • Cota Única
  • Parcelamento

Caso opte pela cota única, o contribuinte terá direito a desconto e vencimento logo no início do ano, antecipando todo o valor devido.

Optando pelo parcelamento, o contribuinte pode dividir o imposto em até dez parcelas, mas sem direito a desconto. 

É importante verificar as datas informadas no próprio boleto, que será disponibilizado em janeiro, segundo a Prefeitura. No carnê são detalhados todas as datas de vencimento e descontos oferecidos. Além disso, é possível consultar estas informações pelo site, bastando seguir nosso passo a passo logo abaixo.

Onde e como pagar o IPTU?

IPTU

Todas as parcelas ou o DAM individual podem ser pagos em um dos bancos conveniados com a Prefeitura até a data do vencimento. Os bancos conveniados são:

Dê preferência aos canais eletrônicos dos bancos, como caixas eletrônicos, internet banking e aplicativos para celular ao pagar o IPTU Curitiba. O contribuinte pode inclusive optar pelo débito automático em sua conta corrente. Verifique com o seu banco essas condições.

Pagamento no Débito, Cartão de Crédito e Pix

Em Curitiba o contribuinte pode pagar o IPTU, através da emissão no site, com seu cartão de débito, de crédito ou ainda pelo Pix.

Se for pago com cartão, todas as bandeiras que trabalham no Brasil são aceitas.

Ao fazer a opção pelo Pix, o contribuinte deverá acessar a sua conta em seu banco pelo celular e apontar a câmera para o código QR (ou QR Code), gerado no site da Prefeitura. Ao finalizar o pagamento, o valor é descontado em sua conta no mesmo momento.

Isenção do IPTU Curitiba

ISENÇÃO IPTU

De acordo com a Prefeitura, estão isentos do exercício do IPTU de Curitiba:

  • proprietários de imóveis com valor venal igual o inferior ao estabelecido anualmente pela Prefeitura
  • imóveis de valor histórico ou cultural
  • áreas verdes
  • ex-combatentes, aposentados e pensionistas com idade mínima de 65 anos, que cumpram com os demais requisitos exigidos

Consulta e 2ª via do IPTU Curitiba

2ª VIA IPTU

Os carnês serão entregues pelos Correios nos endereços cadastrados. O contribuinte que não receber ou perder o seu carnê poderá emitir a 2ª via IPTU Curitiba na internet.

Para tanto, basta acessar o endereço eletrônico https://www.curitiba.pr.gov.br/. Posteriormente deverão ser informados dados para consulta.

Além disso, será possível obter serviços em qualquer Rua da Cidadania ou no setor de IPTU do prédio da Prefeitura.

A Central de Atendimento 156 também presta serviços de orientação sobre o imposto, pela internet (chat online) ou pelo telefone 156.