Entre as já conhecidas contas a pagar no início do ano está o IPTU Criciúma, devido a quem tem a propriedade, posse ou domínio útil de imóvel localizado em zona u extensão urbana de todos os municípios brasileiros.
A seguir o contribuinte poderá conferir as principais informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU da cidade de Criciúma, situada no interior do Estado de Santa Catarina.
Dentre as informações principais sobre o exercício estão: reajuste, pagamentos, descontos, vencimentos e como obter a 2ª Via do imposto.
O que você verá:
A Secretaria Municipal da Fazenda é o órgão da Prefeitura de Criciúma responsável pela arrecadação do município e, com isso, todos os anos, geralmente entre os meses de outubro e dezembro, divulga as regras de pagamento do IPTU para o ano seguinte.
Para o IPTU Criciúma não são aguardadas mudanças significativas em relação ao ano anterior, devendo ser mantidas as mesmas condições e prazos de recolhimento.
Não é esperado que o IPTU Criciúma sofra um aumento real. Assim, deve ser estabelecido apenas o reajuste em relação ao acúmulo da inflação no último ano, calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, que por sua vez é calculado e divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Caso o valor total seja inferior a R$ 200,00 o contribuinte deve pagar o IPTU de Criciúma somente em cota única, com vencimento já no início do ano.
Para quem tem o débito superior a isso, pode ser parcelado, em até dez vezes, desde que cada cota seja de pelo menos R$ 100,00.
O pagamento do IPTU de Criciúma também poderá ser efetuado com cartão de crédito, em até doze vezes, com as bandeiras Visa, MasterCard, Elo, American Express e Hipercard. Basta acessar o site oficial e clicar na opção “Pague seus débitos EM ATÉ 12X no cartão de crédito”.
As datas de vencimento constam nos carnês, que devem ser emitidos pelo site ou retirados em pontos autorizados pela Prefeitura.
O contribuinte poderá efetuar o pagamento da cota única e dos boletos das parcelas mensais na rede bancária credenciada.
As guias do IPTU Criciúma poderão ser retiradas no site oficial da Prefeitura, https://iptu.criciuma.sc.gov.br/, ou nos seguintes locais:
Para emitir pelo site, siga os passos a seguir:
Após o vencimento automaticamente serão acrescidos juros e multa, além de correção monetária. Persistindo a inadimplência o débito será inscrito na Dívida Ativa.
Para pagar o IPTU atrasado em Criciúma referente ao ano em curso basta emitir uma segunda via atualizada no link informado acima.
Por outro lado, em caso de débitos mais antigos que necessitem de parcelamento com maior prazo, sugerimos que entre em contato com o Setor de Arrecadação pelo (48) 3431-0050 ou pelo arrecadacao@criciuma.sc.gov.br.