IPTU Campos dos Goytacazes 2024: 2ª via e descontos

Na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ é possível obter diversos serviços referentes ao IPTU diretamente pela internet. Assim, sem sair da comodidade de casa, o contribuinte pode consultar e pagar seu imposto.

Neste artigo os contribuintes do IPTU Campos dos Goytacazes poderão conferir informações e saber como obter os serviços, como emissão de 2ª via no site da Prefeitura e consultas.

Como funciona o IPTU? Quem tem isenção?

ISENÇÃO IPTU

O IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Portanto, tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse do bem imóvel.

Em resumo, os proprietários de imóveis localizados na zona urbana devem pagar anualmente o valor calculado para o seu imóvel.

Entretanto, estão excluídos da obrigatoriedade do pagamento os imóveis do Patrimônio Público. Além disso, outras situações dão direito à isenção do IPTU de Campos dos Goytacazes – RJ, como:

  • os imóveis de propriedade de ex-combatentes, que sejam residências deles ou da família, incluindo viúva ou filho inválido;
  • imóveis residenciais, cujos moradores totalizem uma renda familiar de até três salários mínimos;
  • imóvel com até 40 metros quadrados, que sejam única propriedade do contribuinte;
  • imóveis de propriedade de portadores de doenças graves, como tuberculose; entre outros.

Cálculo do Valor do IPTU Campos

CALCULAR IPTU

O cálculo do IPTU varia conforme algumas regras, como as alíquotas e também o valor de mercado do imóvel. Basicamente multiplica-se o valor atribuído à propriedade e a sua alíquota correspondente.

Valor do Imóvel e Alíquotas

Em primeiro lugar, o valor do imóvel (valor venal) é calculado com base em diversos fatores, como: tamanho do imóvel, sua localização, o tipo de acabamento, os tipos de equipamentos urbanos existentes no logradouro (calçamento, iluminação, saneamento).

Por outro lado, as alíquotas do IPTU de Campos são de acordo com o tipo de imóvel.

Pagamento IPTU Campos dos Goytacazes

IPTU Campos dos Goytacazes RJ

Os boletos são enviados às residências com antecedência aos vencimentos. Mas atenção: o fato de não receber os carnês não desobriga o contribuinte de pagar o seu IPTU. Sem pagar na data certa está sujeito a juros, multas e outras sanções.

É possível pagar em cota única, geralmente com duas opções, de forma que quanto antes for o pagamento maior será o desconto.

Além disso, quem preferir poderá pagar parcelado, em até dez vezes, obedecendo o valor mínimo de cada cota, que deve ser de até 50% do valor da Unidade Fiscal de Campos (Ufica).

Os boletos já têm a informação de vencimento da cota única, de cada parcela, bem como de descontos, se estes forem oferecidos pela Prefeitura.

De posse do boleto basta pagar nos bancos da cidade, além dos correspondentes, aplicativos, internet banking e caixas eletrônicos.

Consulta do IPTU Campos dos Goytacazes

CONSULTA IPTU

Como dito anteriormente, sem sair da comodidade de sua casa é possível consultar o IPTU. Veja abaixo:

  • O primeiro passo é acessar o site oficial da Prefeitura.
  • Posteriormente, acesse o menu “Secretaria de Fazenda” ou o banner do IPTU.
  • Na página seguinte acesse, entre os links disponíveis, a opção “Emitir Guia do IPTU”.
  • Depois disso, preencha o número de inscrição do imóvel completo, incluindo os ZEROS .
  • Preencha agora o NOME corretamente como está nos carnês anteriores.

Caso o contribuinte não saiba ou não consiga entrar com os dados, será redirecionado para o Portal do Contribuinte, para alteração ou efetuação do cadastro.

Endereço e Telefone – Atendimento IPTU

  • Endereço: Rua. Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, 47 Parque Santo Amaro – CEP: 28030-045
  • Telefone: 0800-6025343

Se restar alguma dúvida ou se for necessário obter atendimento presencial, utilize os meios informados acima para entrar em contato com a Prefeitura.

Os contribuintes também podem entrar em contato com a Secretaria responsável, através do 0800-602534, para agendar atendimento ou ir direto à pasta, localizada na Rua 13 de Maio, 129, Centro. O atendimento ao público acontece das 9h às 16h.