Em Boa Vista (RR) o IPTU pode ter isenção para alguns contribuintes que se enquadrem nas regras exigidas. Além disso, aqueles que não têm isenção podem pagar o IPTU Boa Vista com descontos.
Abaixo vamos falar sobre as principais regras e informações do IPTU de Boa Vista – RR, capital de Roraima. Confira as condições de pagamento e veja como fazer consulta e emitir 2ª via de boleto.
O que você verá:
O IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Ele deve ser pago anualmente por todos os donos de imóveis urbanos na cidade, exceto aqueles que têm isenção, casos que veremos a seguir.
A cobrança do IPTU Boa Vista é realizada pela Prefeitura e a arrecadação pode ser utilizada em diversas áreas, como obras e serviços na cidade, lazer, saúde e educação, além de infraestrutura urbana e segurança.
O valor do IPTU Boa Vista RR é calculado tendo como base o valor venal do imóvel. Assim, cada propriedade urbana tem sua avaliação, que considera as suas características.
Após determinado o valor venal de cada imóvel, é aplicada então a alíquota correspondente. As alíquotas variam conforme o tipo de imóvel e são definidas no Código Tributário Municipal.
O reajuste do IPTU de Boa Vista geralmente ocorre somente de acordo com a inflação. É utilizado o IPCA como referência, que é o índice oficial de inflação no país, calculado pelo IBGE.
Porém, lembramos que o valor do IPTU depende do valor do imóvel. Isso quer dizer que, se houver alterações e valorização da propriedade, consequentemente o imposto poderá ser mais caro, inclusive com variação acima da inflação. Isso ocorre obviamente para ajustar o valor do imposto à nova realidade do imóvel.
De acordo com o site da Prefeitura, têm direito à isenção do IPTU o contribuinte que:
Os pedidos de isenção podem ser feitos pelo site, no Portal do Cidadão, ou presencialmente na Prefeitura, nos endereços listados no final desta página.
Em seu carnê recebido em casa o contribuinte tem todas as informações sobre as datas de vencimento e condições de pagamento do IPTU Boa Vista.
Na capital roraimense são oferecidas duas opções de pagamento aos proprietários:
O desconto, inclusive, já vem calculado e informado no próprio carnê. Já em caso de parcelamento, a quantidade de cotas depende do valor do imposto, pois deve ser obedecido o valor mínimo por parcela.
Os pagamentos podem ser efetuados de forma presencial, nos bancos conveniados ou nos correspondentes, bem como pela internet, nos canais de autoatendimento, como aplicativos e caixas eletrônicos:
Se for necessário emitir a 2ª via do boleto para pagamento basta seguir os passos abaixo:
Quem necessitar poderá solicitar informações e atendimento presencial e telefônico, através dos meios acima.