IPTU Balneário Camboriú 2024: 2ª via, descontos, atrasado

Os contribuintes podem obter vários serviços do IPTU Balneário Camboriú pela internet, no site da Prefeitura. É possível, inclusive, consultar débitos e emitir 2ª via de boleto online.

Para se manter informado, confira abaixo tudo a respeito do IPTU Balneário Camboriú, como consultas, datas de pagamento, descontos, pagamento atrasado, parcelamento e emissão de 2ª Via no site da Prefeitura.

Sobre o Reajuste do IPTU

IPTU Balneário Camboriú SC

Para o próximo ano não são aguardadas alterações em relação ao último exercício. A Prefeitura de Balneário Camboriú sempre divulga com antecedência todas as regras do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, antes mesmo do ano começar.

Dessa forma, o imposto deve seguir sem um aumento real, devendo ser somente atualizado de acordo com o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses, referente ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Todos os dados de cálculo constam nos carnês entregues nas residências e também podem ser consultados pelos site oficial. É possível, inclusive, pedir revisão do cálculo do IPTU em casos em que o contribuinte observe algum erro de cálculo. Nestas situações uma nova avaliação é realizada pela Prefeitura.

Pagamento IPTU Balneário Camboriú à vista e parcelado

A Secretaria Municipal de Fazenda, responsável pela cobrança do imposto na cidade, geralmente mantém as mesmas datas de vencimento de Cota Única e das parcelas dos últimos anos.

Assim, o que se espera é que os contribuintes possam pagar o IPTU de Balneário Camboriú – SC com desconto, em caso de pagamento à vista. Haverá ainda a possibilidade de realizar o pagamento à vista em uma segunda opção de cota única, o que dá direito a descontos, ainda que menores.

Por fim, quem preferir parcelar o tributo poderá pagar em até doze vezes, ao longo do ano, com parcelas com valores iguais e sem direito a descontos.

Vencimentos e Descontos do IPTU

VENCIMENTOS IPTU

As datas de vencimento normalmente não sofrem alterações no IPTU de Balneário Camboriú. Os percentuais de desconto também costumam ser mantidos com o passar dos anos.

Todas essas datas e também os percentuais de desconto e regras do cálculo já constam nos carnês. Além disso, podem ser consultados pelo site oficial, bastando seguir o nosso passo a passo no final desta página.

O parcelamento do IPTU de Balneário Camboriú pode ser ocorrer em até 12 vezes. Em alguns casos a quantidade de parcelas pode ser menor, pois cada parcela deve obedecer ao valor mínimo.

IPTU atrasado em Balneário Camboriú

IPTU ATRASADO

O atraso no pagamento automaticamente faz com que o contribuinte perca os descontos oferecidos pela Prefeitura para as opções de cota única. Além disso, são acrescidos juros e multa, o que faz o valor ser cada vez maior no bolso do contribuinte.

Para pagar o seu IPTU Balneário Camboriú atrasado basta emitir a 2ª via, como vamos mostrar logo abaixo. Em caso de renegociação, orientamos buscar atendimento nos locais indicados no final desta página.

Como emitir a 2ª Via do Boleto IPTU Balneário Camboriú

2ª VIA IPTU

Nos primeiros dias de janeiro a Prefeitura encaminhará às residências dos contribuintes da cidade os carnês para pagamento.

A Secretaria Municipal de Fazenda alerta que em caso de problemas no recebimento do carnê o contribuinte deverá emitir a 2ª Via do IPTU Balneário Camboriú através do site oficial, disponível no endereço eletrônico https://www.bc.sc.gov.br/.

Também será possível emitir a 2ª via presencialmente, de acordo com a região onde o imóvel está localizado:

  • Região Sul da cidade: Subprefeitura, no Bairro da Barra (Casa Linhares – Rua Emanoel Rebelo dos Santos, nº 1079), de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h; ou na Secretaria de Fazenda, na Sede da Prefeitura Municipal, situada no endereço Praça Papa João Paulo I, 320, com horário de atendimento das 12:00 às 17:00 horas.
  • Demais Regiões: Centro Educacional Municipal (CEM) Ivo Silveira, localizado na Avenida Santa Catarina nº 637, no Bairro dos Estados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Maiores informações e esclarecimentos poderão ser solicitados também pelos telefones (47) 3267-7022 ou 3267-7000 e pelo e-mail: fazenda@balneariocamboriu.sc.gov.br.