Cálculo e Alíquotas do IPVA MT 2024

Anualmente o Governo do Estado do Mato Grosso define e anuncia todas as regras referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, inclusive sobre as Alíquotas IPVA MT.

Abaixo, os contribuintes proprietários de veículos emplacados no Estado poderão obter informações, entender melhor as regras e se preparar para o pagamento do imposto, inclusive obtendo descontos.

Sobre o IPVA MT

Consulta 2 Via IPVA

A Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ MT e o Departamento Estadual de Trânsito DETRAN MT são órgãos responsáveis pela cobrança do IPVA e licenciamento dos veículos. Portanto, as consultas e emissão de documentos deve ocorrer exclusivamente nos sites oficiais, evitando golpes e fraudes na internet.

Mas você sabe o que é o IPVA? De acordo com a SEFAZ MT, ele incide anualmente sobre a propriedade de veículo automotor de qualquer espécie sujeito a registro, matrícula ou licenciamento neste Estado. A arrecadação é umas das principais fontes de receita do Estado e dos municípios, visto que 50% do total recolhido são repassados no ato do recolhimento ao município onde o veículo estiver emplacado.

Como funciona o cálculo do IPVA?

O contribuinte não precisa se preocupar quanto ao cálculo do IPVA MT, pois tudo ocorre de forma automática.

Anualmente a SEFAZ pesquisa e define o valor de cada modelo de veículo e então aplica as alíquotas correspondentes. Daí temos o valor a ser pago de IPVA: basicamente é o valor de mercado do veículo multiplicado por sua alíquota. Vamos ver mais sobre isso abaixo.

Valor Veículos Novos e Usados – Tabela FIPE

Cálculo Alíquotas IPVA

Os preços de referência dos veículos para se calcular o valor a ser pago são extraídos da seguinte maneira:

Para veículos usados utiliza-se a TABELA FIPE, que é a maior referência em todo o país. Ela reflete o valor de cada veículo de acordo com o seu ano e modelo.

Já para veículos novos é utilizado o valor constante no documento fiscal de compra, que geralmente é a Nota Fiscal.

Alíquotas IPVA MT para carros, motos, novos, usados

Alíquotas IPVA

Por outro lado, as alíquotas que incidem sobre esses valores venais dos veículos são determinadas por legislação estadual e raramente sofrem mudanças.

Atualmente as Alíquotas do IPVA MT são de:

  • 1% para ônibus, microônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente.
  • 1% também para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência de até 180 (cento e oitenta) cilindradas cúbicas.
  • 1% para veículos automotores destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras.
  • 2% para automóvel de passeio, carga ou misto, com potência de até 1.000 cilindradas.
  • 2,50% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 180 até 300 cilindradas.
  • 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo e motoneta com potência acima de 300 até 600 cilindradas, além de veículo terrestre de passeio, carga ou misto, jipe, picape e camioneta com cabine fechada ou dupla, e demais veículos não especificados.
  • 3,50% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 600 cilindradas.
  • 4% para veículos de competição.

Isenção do IPVA MT: que tem direito?

De acordo com a SEFAZ, pessoas portadoras de necessidades especiais, veículos utilizados como táxi e outras situações previstas em lei podem ter isenção do pagamento do IPVA MT.

Para verificar os documentos necessários e ter acesso a maiores informações, acesse a nossa página especial sobre a isenção do IPVA MT.

Como pagar o IPVA MT parcelado e com descontos

A SEFAZ concede descontos a quem pagar o imposto de forma antecipada, em Cota Única. Inclusive, podem ser oferecidas opções de pagamentos em cota única com datas distintas, e com descontos diferentes também, sendo que quanto antes for o pagamento, maior pode ser o percentual de desconto.

O pagamento poderá ser realizado também parcelado, em cotas mensais, iguais e sucessivas. Em caso de atraso com seus compromissos o contribuinte terá que pagar juros e multas. Veja como consultar os vencimentos e pagar o IPVA MT.

Onde pagar o IPVA?

O pagamento pode ser feito no(a):

  • Banco do Brasil e correspondentes bancários
  • Banco da Amazônia
  • Sicredi
  • Bancoob
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco
  • Primacredi
  • Santander

Veja outros assuntos sobre o IPVA do Mato Grosso:

Consultar o IPVA MT

Consulta 2 Via IPVA

A Guia de Recolhimento poderá ser emitida a partir de janeiro no site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda. O contribuinte poderá parcelar e emitir o boleto num mesmo acesso, no qual serão listados os débitos e os possíveis parcelamentos.

Consultas do IPVA MT também estarão disponíveis no DETRAN MT.