Os contribuintes de todas as cidades do Brasil têm vários compromissos a pagar a partir do início do ano, inclusive na capital federal, onde o IPTU Brasília DF em breve começará a ser cobrado pela Fazenda do Distrito Federal.
Se você é responsável pelo pagamento do IPTU do DF poderá abaixo ficar por dentro das regras de cobrança, saber como consultar, pagar e emitir 2ª via, além de obter descontos. Confira:
O que você verá:
Como funciona a cobrança do IPTU?
Em Brasília – DF a Secretaria de Fazenda, responsável pela arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, define e divulga com alguns meses de antecedência o calendário e as regras de pagamento do IPTU do exercício. Ao mesmo tempo em que divulga as regras do IPTU, também divulga tudo sobre o IPVA DF, que são os dois impostos mais comuns para a maioria das pessoas.
Coma divulgação antecipada, os contribuintes têm tempo de se preparar para o pagamento, aproveitando os descontos que sempre são oferecidos em caso de pagamento em cota única, tanto no IPTU, quanto no IPVA.
O IPTU é cobrado de quem tem a propriedade, posse ou domínio útil de imóveis urbanos localizados no Distrito Federal. Já o IPVA é cobrado dos proprietários de veículos automotores.
Pagamento IPTU Brasília – DF: descontos e parcelado
Os carnês do IPTU Brasília e da TLP (Taxa de Limpeza Pública) são entregues pelos Correios até a data de vencimento da primeira parcela. Caso não receba, o responsável pelo pagamento poderá emitir a 2ª via pelo site oficial (veja o passo a passo logo abaixo).
É concedido desconto para pagamento integral do IPTU efetuado até a data do vencimento da cota única, mas esse desconto não se aplica à TLP.
Por outro lado, será possível pagar parcelado, em até seis vezes, observado o valor mínimo por parcela. Nessa opção não há descontos.
As datas de vencimento constam nos carnês e podem ser consultadas no site oficial, o que você pode saber como fazer seguindo nosso passo a passo no fim desta página. Os descontos já são calculados e lançados nos boletos.
Onde pagar o IPTU DF: Bancos Conveniados/Credenciados
De posse dos boletos recebidos em casa ou emitidos pelo site, basta pagar nos bancos conveniados:
- Banco Cooperativo do Brasil S/A
- Banco Bradesco S/A
- Banco de Brasília S/A (BRB)
- Banco do Brasil S/A
- Banco Inter S/A
- Banco Mercantil do Brasil S/A
- Banco Original S/A
- Banco Santander Brasil S/A
- Caixa Econômica Federal
- Itaú S/A
Se você é cliente de uma dessas instituições acima, entre em contato para saber quais são os canais oferecidos para o recebimento. Eles podem ser através do(a):
- Aplicativo
- Internet Banking
- Caixas Eletrônicos
- Boleto (DAR – Documento de Arrecadação), presencialmente
- Débito Automático
Como pagar o IPTU DF atrasado?
Há acréscimos legais de juros e multa quando o contribuinte pagar o IPTU DF atrasado. Os acréscimos são de:
- Parcela em atraso paga dentro do mês: multa de 5%;
- Parcela em atraso paga no mês seguinte, a menos de 30 dias do vencimento, incidirá a correção monetária (INPC – Índice Nacional de Preço ao Consumidor), mais o juro de mora de 1% e multa de 5%;
- Parcela em atraso paga no mês seguinte, a mais de 30 dias do vencimento, incidirá a correção monetária (INPC – Índice Nacional de Preço ao Consumidor), mais juro de mora de 1% e multa de 10%;
Para que tenha sua situação regularizada, o contribuinte deverá emitir uma guia atualizada do IPTU e efetuar o pagamento.
Aqueles que já têm débitos de anos anteriores (inscritos em Dívida Ativa) podem realizar pelo site oficial ou no Posto de Atendimento do “Na Hora” o parcelamento em até 60 vezes.
2ª via e Consulta do IPTU Brasília – DF
Não recebeu ou perdeu seu carnê? Os contribuintes poderão fazer a consulta e imprimir a 2ª Via do boleto do IPTU Brasília seguindo os passos abaixo:
- Acesse, primeiramente, o site oficial.
- Em seguida, escolha a opção “Emitir IPTU/TLP”.
- Por fim, basta informar a inscrição do imóvel e escolher o ano ou anos anteriores para finalizar a consulta.
Entre em contato com as Agências de Atendimento da Receita para obter atendimento para o IPTU de seu imóvel. Elas funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados), de 12h30 às 18h30. Dúvidas também podem ser esclarecidas no Disque 156 – opção 3 ou 0800 644 0156 (ligação de outros Estados) .