2ª via e Consulta IPVA SP 2024: Atrasado, Valor Venal, Emissão

Em muitas situações é preciso fazer a emissão de 2ª via e a consulta do IPVA SP, inclusive sobre débitos atrasados e inscritos em Dívida Ativa.

Abaixo você poderá entender um pouco mais sobre esse imposto e ver também como e onde fazer a consulta IPVA SP, pelo seu banco, pelo Site da SEFAZ ou DETRAN.

Como calcular o IPVA de São Paulo?

CALCULAR IPVA

Certamente uma das principais dúvidas de contribuintes é sobre a forma que é feito o cálculo para se chegar ao valor do IPVA a ser pago. No entanto, este cálculo é bem simples. Basta saber o valor do veículo e então multiplicar pela sua alíquota, que mostraremos abaixo.

Todo ano é natural que o IPVA fique mais barato, já que o valor de tabela do veículo é menor a cada ano. Como a alíquota raramente é alterada, consequentemente o imposto fica mais barato.

Porém, nos últimos anos, o que  tem acontecido é uma alta generalizada nos preços de veículos novos e usados. isso causou um aumento na valor do IPVA em todo o Brasil, e não somente em São Paulo.

Valor do Veículo – Tabela Fipe e Alíquotas

O valor do veículo utilizado no cálculo é o valor de Tabela, normalmente sendo baseado pela FIPE. Quando o IPVA é lançado, a Secretaria de Fazenda utiliza os valores atuais para calcular o imposto de cada modelo. Isso serve para veículos usados. Para veículos novos o valor é aquele constante no documento de aquisição, como a Nota Fiscal.

Por outro lado, as alíquotas adotadas no São Paulo de São Paulo variam conforme o tipo de veículo. Conheça todas as alíquotas do IPVA SP.

Consulta IPVA SP: pagar à vista ou parcelado

Consulta 2 Via IPVA

Não são enviados boletos para pagamento. Desse modo, é obrigação do contribuinte acessar o site oficial da SEFAZ e fazer a Consulta IPVA SP.

ATENÇÃO: Não pague IPVA por meio de guias emitidas em programas não oficiais. Além do risco de fraude, tais guias têm apresentado erros que impossibilitam a quitação do débito, gerando prejuízos ao contribuinte.

Fonte: Secretaria de Estado de Fazenda

Lembramos que para veículos usados não é necessária a emissão de guia ou boleto do IPVA SP. Nesses casos o IPVA pode ser pago diretamente na rede bancária autorizada com o número RENAVAM. Veja a seguir quais são os bancos credenciados:

  • Banco Bradesco S.A.
  • Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob)
  • Banco do Brasil S.A.
  • Banco Daycoval
  • Banco Itaú S.A.
  • Banco Mercantil do Brasil S.A.
  • Banco Rendimento S.A.
  • Banco Santander S.A.
  • Banco Safra
  • Caixa Econômica Federal

Se você é cliente de um desses bancos, basta fazer a consulta IPVA SP pelo RENAVAM nos caixas eletrônicos, aplicativos e internet banking. Os valores atrasados, inclusive, são atualizados automaticamente.

Emissão de GARE: 2ª via boleto IPVA SP

2ª VIA IPVA

Em algumas situações é necessária a emissão de GARE – Guia de Recolhimento.  É o caso de:

  • Veículo novo (0 KM)
  • Locadoras de Veículos
  • Recolhimento exigido por auto de infração (AIIM)
  • Outros/Exercícios Anteriores
  • Veículo de outros estados

Para essas situações basta acessar a página de consulta do IPVA SP e informar o Renavam do veículo. Depois, deve-se pagar nos bancos informados acima.

Consulta IPVA SP Atrasado e Dívida Ativa

IPVA ATRASADO

Já tratamos aqui no site de todas as situações e procedimentos que devem ser adotados nos casos de IPVA SP atrasado ou inscrito em Dívida Ativa.

Para fazer a consulta do IPVA atrasado do ano em curso, utilize as mesmas orientações acima, para consultar pelo site da SEFAZ ou até mesmo pelos bancos, já que os valores são diariamente atualizados automaticamente.

Se o débito estiver inscrito em Dívida Ativa, a orientação é acessar o site da Procuradoria Geral do Estado, a PGE.

Veja outros assuntos sobre o IPVA de São Paulo:

Contatos para tratar do IPVA São Paulo

Para obter maiores informações acesse o site da Secretaria Estadual da Fazenda, e encontre uma das regionais, que oferecem atendimento presencial.

Dúvidas sobre Licenciamento de Veículos, DPVAT, Seguro Obrigatório e outras taxas também poderão ser esclarecidas diretamente com Departamento de Trânsito do São Paulo de São Paulo – DETRAN SP.